Letras (a Distância)
Reconhecimento pela Portaria SERES/MEC n.º 484 de 31/05/2017 – Publicada no D.O.U. de 01/06/2017. Curso conceituado com nota 4 na avaliação do MEC.
Reconhecimento pela Portaria SERES/MEC n.º 484 de 31/05/2017 – Publicada no D.O.U. de 01/06/2017. Curso conceituado com nota 4 na avaliação do MEC.
A linguagem se constitui em uma ferramenta imprescindível na comunicação efetiva entre o indivíduo e o mundo. O curso permite que o acadêmico adentre nos estudos da língua enquanto conteúdo histórico, rico, permitindo descobertas que vão muito além da gramática, que por sua vez tem se mostrado essencial e necessária no mercado de trabalho, nos mais variados campos. Além disso, observa-se o quanto se mostra multidisciplinar, permitindo outros campos de estudos, além da língua e do texto. É sabido que sem o domínio pleno da leitura e da escrita, torna-se impossível compreender o universo que é constituído por códigos. Sendo assim, o profissional de Letras pode atuar nas áreas educacional e empresarial: como revisor em editoras, jornais ou revistas, televisão e cinema, além de trabalhar em eventos diversos.
Formar profissionais que possuam o domínio das normas da língua portuguesa e das teorias linguísticas e literárias, que fazem parte da realidade social e cultural do país. Um profissional competente, capaz de exercitar a compreensão crítica acerca da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Dessa forma, a linguagem passa a ser compreendida como um componente fundamental nas relações sociais que acompanham a realidade mais ampla da vida do educando.
O egresso do curso de Letras deverá se mostrar capaz de atuar nos mais variados segmentos da educação básica, bem como em outros campos que compõem o seu universo de atuação profissional. Como professor, adquirir a capacidade de desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica crítica, que incentiva a curiosidade pela leitura e a escrita, desenvolvendo os instrumentos necessários para a análise e a interpretação de contextos interculturais por parte do educando. Além de uma reflexão que seja analítica e crítica sobre a linguagem, tendo ela como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.
O curso de Letras habilita o egresso a atuar em todas as áreas onde o conhecimento da língua portuguesa necessita de um profissional específico da área. Além de professor, pesquisador, crítico literário, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades. Em especial, poderá dedicar-se ao magistério da educação básica na rede pública ou privada de ensino. O exercício da docência pode vir acompanhado de outras atividades, tais como: a formulação, análise e desenvolvimento de projetos educativos coordenados pelo poder público ou entidades não governamentais.
disciplina | ||
---|---|---|
Módulo 1 | ||
1 |
Sociologia Geral e do Brasil |
|
2 |
Didática I |
|
Módulo 2 | ||
3 |
Políticas Educacionais, Legislação e Organização da Educação Básica |
|
4 |
Diversidade Cultural e Cidadania |
|
Módulo 3 | ||
5 |
Psicologia da Educação (Adolescência e Aprendizagem) |
|
6 |
Língua Portuguesa - Morfologia |
|
Módulo 4 | ||
7 |
Teoria Literária |
|
8 |
Leitura e Produção de Textos |
|
Módulo 5 | ||
9 |
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação |
|
10 |
Língua Portuguesa - Estilística |
|
Módulo 6 | ||
11 |
Língua Portuguesa - Sintaxe |
|
12 |
Gestão Educacional I (Ambientes Educativos Não Escolares) |
|
Módulo 7 | ||
13 |
Educação Especial e Inclusão Social |
|
14 |
História da Literatura Brasileira |
|
Módulo 8 | ||
15 |
Linguística Estrutural e Gerativa |
|
16 |
Literatura Brasileira I |
|
Módulo 9 | ||
17 |
Língua Portuguesa – Semântica |
|
18 |
Tecnologias Educacionais |
|
19 |
Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – Ensino Fundamental |
|
Módulo 10 | ||
20 |
Língua Portuguesa - Fonética |
|
21 |
Língua Brasileira de Sinais – Libras |
|
Módulo 11 | ||
22 |
Literatura Brasileira II |
|
23 |
Linguística Enunciativa e Discursiva |
|
24 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental I |
|
Módulo 12 | ||
25 |
Literatura Portuguesa |
|
26 |
Currículo da Educação Básica |
|
27 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental II |
|
Módulo 13 | ||
28 |
Pesquisa em Educação |
|
29 |
Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – Ensino Médio |
|
Módulo 14 | ||
30 |
Disciplina Optativa |
|
31 |
Literatura Infanto-Juvenil |
|
Módulo 15 | ||
32 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio I |
|
Módulo 16 | ||
33 |
Gestão Educacional II (Ambientes Educativos escolares) |
|
34 |
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio II |
Aprenda no seu próprio ritmo e adapte o estudo ao seu estilo de vida;
Tecnologia de ponta com suporte de tutores especialistas na área;
Aulas de verdade que proporcionam interação em tempo real com os professores das disciplinas;
Desenvolva habilidades necessárias para sua profissão por meio de projetos integrados à comunidade;
Seja de forma on-line ou presencial, conte com tutores especialistas para auxiliá-lo ao longo de sua trajetória acadêmica.
Conheça as etapas para realizar a sua inscrição e se conectar com o seu futuro.
Inscreva-seÉ fácil, rápido e sem burocracia.
Veja como ingressarA matrícula está condicionada à entrega da documentação necessária na sua unidade ou polo de apoio.
A taxa de matrícula corresponde ao valor da primeira mensalidade do curso, disponibilizada via boleto ou cartão de crédito ao concluir a prova do processo seletivo.
Bem-vindo(a)! Após entregar a documentação e pagar a taxa de matrícula, você inicia as aulas do curso de graduação escolhido.
Faça seus horários de estudo;
Acesse os conteúdos do seu curso 24 horas por dia;
Acompanhe os encontros ao vivo uma vez por semana;
Tenha o apoio de tutores especializados;
Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp com um de nossos atendentes