3ª Mostra de Esquetes: Pitoresco provoca sensação no Vera Schubert

Publicado em 19 de Julho de 2019 às 15:00

Evento oportunizou aos integrantes do grupo mostrar o que aprendem nas aulas de teatro, na Unipar

Com intenção de provocar reflexão e riso, o Pitoresco Grupo de Teatro Unipar, da Universidade Paranaense, apresentou com sucesso sua 3ª Mostra de Esquetes. No palco do Centro Cultural Vera Schubert, de Umuarama, cerca de trinta atores se revezaram nas 16 peças que fizeram parte do script (em 12/07).

Os temas expostos na noite foram vários, entre eles gênero e sexualidade. Também ganharam encenação peças de humor simples, fazendo referência à diversidade com um toque de comicidade, o que tirou muitas gargalhadas da plateia, formada por cerca de 400 pessoas, de vários bairros de Umuarama.

O Pitoresco é um dos projetos de arte e cultura da Diretoria Executiva de Gestão da Comunicação e Divulgação da Unipar. Segundo o diretor do grupo, Luiz Fernando Guarnieri, a Mostra atendeu as expectativas: “O público deu feedback imediato e nas redes sociais também fomos elogiados, mostrando, portanto, que agradamos”.

Sobre a preparação dos atores, ele diz que foi um trabalho contínuo e intenso: “Cada um construiu seu personagem utilizando teorias e técnicas aprendidas nos encontros semanais, na Unipar”. As aulas são gratuitas para o grupo.

Uma das integrantes, a acadêmica de Nutrição Fernanda Sandri, diz que o teatro despertou nela “um lado mais artístico, atento e ao mesmo tempo ativo”. E foi o que mostrou nas suas aparições em cena: “Eu estava ‘pura ansiedade’, mas a agitação da coxia, troca de roupas, de acessórios não me deixavam pensar em nada além de fazer bem meu papel”.

Para seu colega de cena David Méndez, fazer parte de um grupo de teatro é uma oportunidade de conhecer novos amigos e exercitar a criatividade. Ele diz que participar da Mostra foi um grande desafio: “Durante a apresentação estava sentindo um mix de emoção, que ia da ansiedade à euforia... faltam palavras para explicar tamanha alegria”.

O Pitoresco reúne aproximadamente 30 integrantes, a maioria estudantes da Unipar e de colégios de ensino médio de Umuarama; alguns são bolsistas do PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).