O TCC desenvolvido em 2023 foi apresentado no Congresso Internacional da Instituição
As acadêmicas do curso de psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, Beatriz Regina Simonetti, Anabelly Soares dos Santos e Emanuelly Amendola Gomes, tiveram suas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) selecionadas para publicação na revista CadernoS de PsicologiaS, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná - CRP- PR n°06 2024.
O TCC, desenvolvido em 2023, com o título “Mulher: um resgate histórico acerca da violência no mercado de trabalho, uma análise pelo viés da psicologia histórico-cultural”, foi apresentado no VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e com o XXIII Encontro de Iniciação Científica da Unipar.
Emanuelly relembra o momento de desenvolvimento da pesquisa. “Saber que nosso TCC será publicado no congresso e na revista do conselho traz um misto de emoções, de felicidade e responsabilidade, pois relembra todo processo para a construção desse projeto, que é de muita importância para os dias atuais”.
As alunas analisaram o conteúdo sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural, que considera a intersecção entre indivíduo, cultura e contexto social. A proposta surgiu por meio do campo de estágio específico II, realizado no Centro de Referência de Assistência Social no Bairro Interlagos em Cascavel, sendo desenvolvido um trabalho muito importante com mulheres da comunidade, por meio de grupo.
Na aplicação das pesquisas, foram mensurados dados sobre incidentes de violência no ambiente laboral, que destacaram não apenas números, mas, também, a análise da tabulação, que permitiu clarificar a relação entre as práticas organizacionais e a cultura de trabalho.
A orientadora do trabalho, professora Karen Brustolin Granetto, pontua que a disseminação dos resultados para um público mais amplo é essencial para que tanto acadêmicos quanto profissionais de diversas áreas reconheçam a importância de abordar a violência no trabalho de maneira crítica. “O conhecimento gerado por nossas investigações pode contribuir para a formulação de políticas públicas e práticas institucionais que promovam ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos. Ao clarificar esses fatos, não apenas ampliamos o entendimento sobre o fenômeno, mas também fomentamos ações concretas que visam à transformação social”, comenta.
O VII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XXII Encontro Anual de Iniciação Científica realizados pela coordenadoria da pós Stricto Sensu e Pesquisa da Unipar, teve como tema central “Tecnologia e Ciência para o desenvolvimento social”, e contou com sessões de pôster, vídeo, palestras e mesas redondas.