Intercâmbio foi realizado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Portugal
O acadêmico do 5º ano de Engenharia Civil, da Unipar de Toledo, Raphael Zalevski Mariano acaba de concluir o intercâmbio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (PRIMIA), realizado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, Portugal.
Raphael deu início aos estudos em Portugal no mês de setembro de 2021, e classificou a conquista da vaga como sinônimo de esforço recompensado. Agora, ao finalizar o processo, o estudante destaca a experiência como valorosa.
Fazer intercâmbio sempre foi um dos meus maiores sonhos e um dos meus principais objetivos, e quando descobri sobre o convênio da Unipar com o IPCA, não hesitei em aceitar mais esse desafio. Quando fui aceito, não tinha dúvidas que seria uma experiência incrível, e hoje, 6 meses depois do início desse sonho, tenho a certeza que foi a melhor experiência da minha vida. Desde o primeiro dia fui muito bem recebido por todos no IPCA, e tive a oportunidade de conhecer estudantes de diversos países. Por conta da língua, a adaptação foi muito fácil e estando lá, pude acompanhar de perto a conexão e constante troca de experiências entre todos os países do Bloco Europeu, o que tornou essa experiência ainda mais fantástica, possibilitando aprender um pouco sobre as mais variadas culturas e conhecer a forma de ensino de um país diferente do meu. Profissionalmente esse intercâmbio com certeza será um diferencial muito importante na minha carreira, além de todo o aprendizado que me trouxe e permitir a enxergar outras perspectivas. Além disso, Portugal é um país lindo e muito acolhedor, onde tive a chance de conhecer lugares incríveis, visitar lugares históricos e aproveitar um pouco da infinidade de coisas que esse lugar tem a oferecer. Eu só tenho a agradecer a Unipar pela confiança e por me proporcionar essa experiência, e agradecer também a todo o suporte de toda a equipe da Unipar e a Prof.ª Evellyn que coordenou e ajudou a tornar tudo isso possível. Com certeza irei levar esta experiência em Barcelos para o resto da minha vida.
— Raphael Zalevski Mariano
Além dele, outras duas alunas da Unipar se inscreveram para o Processo Seletivo. As acadêmicas Silvia Regina Locatelli, do 5º ano de Direito/Umuarama e Gabriela Cristina Guzzo, do 4º ano de Direito/Francisco Beltrão darão início ao intercâmbio nesta segunda quinzena do mês de fevereiro.
As três vagas estavam condicionadas à seleção dos interessados e ao exame de admissão pela instituição anfitriã.
O convênio de cooperação acadêmica e científica, firmado pela Unipar em 2017, é uma excelente oportunidade para enriquecer o currículo dos alunos no desenvolvimento de projetos científicos. O semestre letivo português tem início em 20 de setembro.