Acadêmicos aprendem sobre atuação na saúde renal

Publicado em 5 de Junho de 2024 às 11:14

Palestra com nefrologista Thiago Florencio mostra os cuidados com os rins e o papel do profissional de saúde na área

Uma terça-feira voltada ao conhecimento sobre os rins e a Nefrologia, área da medicina dedicada a eles. Assim foi a noite dos estudantes da área da saúde, da Universidade Paranaense – Unipar, que participaram da palestra Saúde Renal e Abordagem Multiprofissional, em 4 de junho, na cidade de Umuarama (PR), conduzida pelo nefrologista Thiago Florencio da Silva.

No evento, organizado junto ao programa de extensão do curso de Farmácia, o CRF Júnior, os participantes tiveram acesso a panorama sobre os rins, conheceram a influência deles sobre os demais sistemas do corpo e os cuidados para mantê-los saudáveis. “Beber água, diminuir sal, açúcar e farinha, e fazer exames regulares”, indicou o médico. Sobre a atuação do profissional de saúde na relação com o paciente renal, enfatizou a importância da empatia e de se levar em consideração o contexto para o atendimento adequado.

Para Suellen Vieira, coordenadora dos cursos presenciais de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, o aprofundamento na saúde renal é fundamental para que possamos cuidar da nossa própria saúde. “O farmacêutico tem a parte das análises clínicas, faz os exames laboratoriais ligados à função renal e consegue interpretar as enfermidades associadas. Ele é a ponte com o clínico, com a entrega do laudo para avaliação. O enfermeiro, por sua vez, tem atuação na administração de medicamentos e nas clínicas de diálise. E na fisioterapia, as terapias de reabilitação ajudam na não piora do quadro clínico”, lembra a coordenadora.

A aluna Jenifer Teodoro, do 5º ano de farmácia, tem essa consciência. “As pessoas acham que o farmacêutico só está ligado a medicamento, atrás de um balcão. Só que ele está envolvido em todas as questões da área da saúde. E a do rim é um campo inovador, porque, em farmacologia, a gente estuda como o medicamento age e, no caso do órgão, na metabolização do medicamento. Então, saber como funciona isso é essencial", finaliza.