Colaboradores também participaram das atividades, que envolveram doação de sangue e cadastro para doador de medula óssea
No final de agosto, acadêmicos da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Guaíra, realizaram trote solidário. As atividades desenvolvidas foram campanha de doação de sangue e cadastro de doador voluntário de medula óssea em parceria com a Clínica AMED de Mundo Novo (MS). A Clínica disponibilizou um ônibus para levar os alunos de Guaíra (PR) até Mundo Novo, para realizar a doação.
Os colaboradores da unidade também participaram da campanha e se juntaram para unir forças e abraçar esta causa importante.
Foram 193 bolsas de sangue arrecadadas e 100 pessoas cadastradas para serem doadores de medula óssea. Segundo a proprietária da clínica, Tais Maiara, esse foi um recorde de doações já realizadas no estado de Mato Grosso do Sul.
A coordenadora geral da unidade, professora Daniele Garcia de Almeida Silva, relata que “a doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue. Além de salvar vidas, os alunos iniciam, dentro da universidade, a desenvolver o espírito solidário e a cumprir com seu papel social”.
Na doação, é feita a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, e uma bolsa salva até quatro vidas. Podem doar pessoas com idade de 16 a 69 anos e ter peso mínimo de 50kg.