Acadêmicos da Unipar apresentam projetos de pesquisas no VIII Congresso Internacional

Publicado em 26 de Outubro de 2024 às 10:23

Evento online destaca pesquisas e debates sobre tecnologia e sustentabilidade

Ontem (25), o segundo dia do VIII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do XXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Paranaense (Unipar) prosseguiu no formato online, com mais de 2 mil inscritos. As mostras foram divididas em quatro áreas do conhecimento: biológicas, saúde, humanas e sociais aplicadas, além de exatas e tecnológicas. A exibição dos trabalhos contou com a participação de professores e equipe técnica, que assistiram às apresentações e ofereceram observações, promovendo um espaço de diálogo e análise dos projetos.

Além das apresentações ao vivo, os participantes do congresso tiveram a oportunidade de explorar posters em vídeo de outras pesquisas, disponibilizados no site oficial do evento. Com o tema “Desbravando Fronteiras Tecnológicas: IA, Clima e Conservação Ambiental”, o congresso reitera o compromisso da Unipar com a disseminação do conhecimento científico e a construção de respostas inovadoras para questões globais. Na programação da tarde, foram realizadas mesas-redondas com mais de dez palestras que abordaram temas como Trajetória Profissional e Oportunidades Internacionais, Interseccionalidade nos Direitos Humanos, Maus-Tratos em Animais e Consciente Digital, refletindo um diálogo interdisciplinar entre saúde, biológicas, humanas, tecnológicas e exatas.

A professora Lidiane Nunes Barbosa, do curso de Nutrição, estava presente nas apresentações online das pesquisas como mediadora. Ela destacou a importância do congresso como espaço para o aprendizado e networking entre os alunos. Os alunos aproveitaram essa oportunidade de conhecer os trabalhos dos colegas e futuramente se inserirem em novos projetos. É uma oportunidade muito rica para todos nós de conhecer o que tem sido feito de melhor aqui na nossa instituição”.

Entre os trabalhos posters em vídeo apresentados, o acadêmico Fernando William Anversi, do curso de Educação Física do campus de Cianorte, abordou “O papel do exercício físico na redução dos impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil”. Segundo ele, o tema surge da preocupação com o aumento do uso de telas entre crianças, o que pode afetar o desenvolvimento físico e emocional.

“Quando são apresentadas a essas telas, geralmente elas ficam muito tempo paradas e podem desenvolver depressão, ansiedade, agressividade, diminuem o contato familiar, não estimulam a fala e o sedentarismo. Crianças que realizam atividades ao ar livre, em recreações, tendem a diminuir o tempo de uso de tela, tendem a diminuir o tempo de uso de tela e isso é muito importante para o desenvolvimento físico, psicológico e social”, pontua William.

Na quinta (24) o evento também contou com diversas palestras, oficinas, debates e mesas redondas. Pela noite teve a abertura oficial com convidados de outras instituições de ensino. O tema foi “Caminhos para a resiliência climática: biotecnologia, inovação e sustentabilidade”, a live está disponível do canal do You Tube da Unipar e conta com mais de 3.350 visualizações.

A gerente-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e coordenadora do congresso, professora Daniela Dib, comenta acreditar que atingiu o objetivo de mostrar a toda comunidade acadêmica da instituição e de outras IES o comprometimento da Unipar com o ensino alinhado a pesquisa científica pautada nos aspectos de sustentabilidade, internacionalização e inovação. Ela também destaca que “houve muita interação entre palestrantes nacionais e internacionais com os participantes do evento e esta ação é fundamental para estimular os acadêmicos a realizarem a formação continuada almejando o aprimoramento profissional. Agradecer a confiança dos pela participação ativa no evento”, destaca.