Acadêmicos da Unipar visitam indústria de cachaça em Jandaia do Sul

Publicado em 2 de Dezembro de 2024 às 18:20

Estudantes de farmácia e psicologia acompanham processos produtivos e aplicação de conhecimentos teóricos

Acadêmicos dos cursos de farmácia e psicologia da Universidade Paranaense (Unipar) realizaram visita técnica no dia 23 de novembro à Indústria de Cachaça Companheira em Jandaia do Sul-PR. A visita foi guiada pelo engenheiro químico, Natanael Carli Bonicontro, e pela masterblend, Raquel de Brito Bonicontro, e permitiram aos acadêmicos a oportunidade de conhecer o histórico da indústria de cachaça no Brasil e no mundo, incluindo a própria trajetória da Cachaça Companheira. Além destes conhecimentos, os acadêmicos tiveram a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Durante a visita, os acadêmicos acompanharam todos o processo produtivo, sendo enfatizado o cuidado com o recebimento e controle da matéria-prima, controle de qualidade dos processos (incluindo o fermentativo) e do produto final até o engarrafamento. “Essa experiência é fundamental para que os futuros profissionais compreendam a dinâmica do mercado de trabalho e das diversas etapas envolvidas na produção de bebidas”, afirma o professor do curso de farmácia, Romir Rodrigues.

Conforme enfatiza o docente, “a visita à esta Indústria de Cachaça permitiu aos acadêmicos visualizarem a aplicação de técnicas e novas tecnologias, processo fermentativo e metodologias de controle de qualidade em escala industrial, e os cuidados em todas as etapas do processo produtivo, inclusive em relação ao processo de destilação”, explica Romir.

A Cachaça Companheira foi fundada em 1994 pelo engenheiro químico Natanael Carli Bonicontro, no qual com sua experiência em plataforma de petróleo, projetou e construiu seu próprio engenho e alambique, exclusivo para a produção da Cachaça Companheira, cujo nome foi inspirada no joão-de-barro, pássaro que passa toda a sua vida ao lado de uma única companheira. Possui em seu portfólio várias premiações: Melhor Cachaça Extra Premium do Brasil em 2020 pelo IV Ranking da Cúpula da Cachaça, Duplo Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas (edição Brasil) em 2018, 3º lugar no III Ranking 2018 da Cúpula da Cachaça pelo Jornal Estado de São Paulo, Gran Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas (edição Brasil) em 2016, Medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas 2016 (Spirits Sellection 2016), realizado na cidade de Tequila, no México.