Colaboradores da empresa apresentaram todo o processo produtivo
Acadêmicos dos cursos de farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí, realizaram visita técnica no final de outubro à Usina de Açúcar e Álcool Santa Terezinha, no município de Terra Rica. A visita foi guiada pelos colaboradores da empresa e permitiram aos estudantes a oportunidade de conhecer o histórico da indústria, incluindo a própria trajetória da empresa. Além destes conhecimentos, os acadêmicos tiveram a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
Durante a visita, os acadêmicos acompanharam todo o processo produtivo, o cuidado com o recebimento, controle da matéria-prima, qualidade dos processos (incluindo o fermentativo), fases do processo produtivo do álcool e açúcar até o armazenamento. “Essa experiência é fundamental para que os futuros profissionais compreendam a dinâmica do mercado de trabalho e das diversas etapas envolvidas na indústria sucroalcooleira” afirma o professor do curso de farmácia Romir Rodrigues.
Segundo o docente, “a visita nesta usina permitiu aos acadêmicos visualizarem a aplicação de tecnologias, processo fermentativo e metodologias de controle de qualidade em escala industrial, e os cuidados em todas as etapas do processo produtivo, inclusive em relação a sustentabilidade e tratamento de resíduos”, explica Romir Rodrigues.
Fundada em 1964 pela família Meneguetti em Maringá, no distrito de Iguatemi, se iniciou a produção de açúcar. Com a exportação, veio a aquisição de novas unidades e terminal portuário e armazém geral, levando a empresa a conquistar vários prêmios, selos e certificações. É uma empresa premiada desde 2013, incluindo Sul for Export - 12ª Maior Exportadora do Sul do País (acima de US$ 100 milhões), Programas de Sustentabilidade, como o Vive EPA (Environmental Protection Agency), RenovaBio, Comerc Energia e selos como o Sesi ODS – Empresa Comprometida com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e selo UDOP – Boas práticas ambientais.