Mais de 20 trabalhos científicos foram apresentados; a participação foi coordenada pela Liga Acadêmica de Clínica Médica da instituição
Nos dias 4 e 5 de outubro, alunos de medicina da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Umuarama, participaram do 19º Congresso Paranaense de Clínica Médica, em Curitiba, Paraná. A participação dos estudantes foi coordenada pela Liga Acadêmica de Clínica Médica da instituição, que viabilizou a apresentação de mais de 20 trabalhos científicos no evento.
No congresso, a Liga apresentou cinco trabalhos na modalidade pôster. As mostras dos acadêmicos reforçam a atuação científica da Unipar no congresso. A presença significativa dos alunos chamou a atenção dos membros da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, destacando o comprometimento e o engajamento dos futuros médicos da universidade.
Sob a liderança de Letícia Oliveira de Quevedo, presidente da Liga, foram garantidos descontos nas inscrições aos acadêmicos da Unipar. Além disso, uma excursão organizada pela diretoria da Liga garantiu o transporte de 45 estudantes, com um ônibus fretado para ida e volta, o que facilitou a participação no congresso.
Dentre os trabalhos apresentados pelos acadêmicos teve o “Encefalopatia de Wernicke (EW) em jovem com síndrome dispéptica por Helicobacter pylori: um relato de caso” de autoria da presidente da Liga, Letícia de Quevedo. O objetivo deste trabalho foi enfatizar a raridade do EW em jovem, como causa atribuída a uma significativa perda ponderal à síndrome dispéptica por Helicobacter pylori.
Letícia, que participou pela primeira vez de um congresso, destacou a importância da experiência: “Foi minha primeira vez participando de um congresso, e apresentar um trabalho foi uma experiência excepcional. Fiquei imensamente feliz e grata por essa oportunidade.”