130 acadêmicos do primeiro ano participaram do momento da solenidade
No último sábado (22), os 130 acadêmicos do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar), Campus de Umuarama, participaram da Cerimônia do Jaleco. O evento ocorreu no Centro de Eventos Metropolitan, em Umuarama, e marcou o início da trajetória acadêmica dos estudantes da turma VIII.
A Cerimônia do Jaleco é um dos marcos iniciais dos ingressantes do curso de Medicina, que representa não apenas a vestimenta tradicional da profissão, mas também o compromisso dos futuros médicos com a saúde e o bem-estar da sociedade.
A cerimônia contou com a presença de autoridades acadêmicas e municipais. Compuseram a mesa diretiva a diretora-geral do campus de Umuarama, Evellyn Claudia Wietzikoski Lovato, o sócio e conselheiro de administração da Unipar, José Maria de Oliveira, a secretária municipal de Saúde de Umuarama, Lisbeth Pititto Scanavaca, além do diretor do campus de Cianorte, Bruno Oliveira, do diretor dos cursos EaD e Semipresencial, Edson Cortez, e da coordenadora do curso de Medicina, Maria Elena Martins.
O momento mais simbólico da solenidade foi o juramento, realizado pelo acadêmico Yury Diniz Gomes, natural de Santa Helena, Paraíba. Em seguida, os alunos receberam os jalecos das mãos de seus familiares e amigos, em um ato que simboliza o compromisso com a ética, a responsabilidade e a dedicação à profissão médica.
Para Yury, a cerimônia foi um momento de grande emoção. “Para mim, a Cerimônia do Jaleco é uma honra, principalmente por ter feito o juramento. O sentimento que tenho é de gratidão por estar realizando esse sonho e pela Unipar, que está contribuindo para que isso se concretize”, afirmou o estudante.
A mãe do acadêmico, Enilma Diniz, também expressou sua emoção ao ver o filho ingressando na jornada médica. “Esse é um grande sonho do Yury. A medicina sempre foi o maior desejo da vida dele. Foi Deus quem preparou a Unipar para formar o meu filho, e tenho certeza de que ele será um médico brilhante e de muito sucesso. Agradeço à Unipar, pois fomos muito bem acolhidos, e Umuarama já está no meu coração”, declarou.
Última atualização em 25 de Março de 2025 às 09:35