Acadêmicos de Paranavaí visitam Polícia Científica do Paraná em Curitiba

Publicado em 30 de Outubro de 2024 às 07:49

Também foi possível conhecer o Museu Forense, o espaço armazena objetos relacionados a delitos

Os estudantes dos cursos de farmácia, enfermagem e psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Paranavaí, realizaram visita técnica à Polícia Científica do Paraná na Unidade de Execução Técnico-Científica (UETC) do Tarumã, em Curitiba. Na visita, puderam verificar na prática o cuidado nos procedimentos necessários para a manutenção da cadeia de custódia, os laboratórios forenses de química, toxicologia, genética, biologia molecular, necropsia e conservação de corpos, como também o atendimento psicológico familiar.

Além disso, também foi possível conhecer o Museu Forense, onde os acadêmicos puderam vivenciar a história forense e o cotidiano dos peritos em relação às atividades desenvolvidas para elucidação de crimes, coletas de matrizes, exames de balística e outras análises com os equipamentos de suas rotinas.

“As visitas técnicas fazem parte da aplicação pedagógica de ensino, colaborando em consolidar o conteúdo teórico na prática. Esse formato de ensino da Unipar, contribui na formação dos acadêmicos preparando-os para atuar em suas profissões”, enfatiza o professor do curso de farmácia, Romir Rodrigues.

A visita foi guiada pela responsável do Museu Forense, Fabíola Schützenberger Machado, e pela pós-graduanda Bruna França do Nascimento. “Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar todas as etapas inerentes à coleta de material post-mortem, laboratórios forenses, necropsia e conservação de corpos, além do atendimento psicológico familiar. As aulas práticas são extremamente importantes para o aprendizado dos acadêmicos, pois são nestes momentos das visitas técnicas que o acadêmico se depara com futuro promissor do mercado de trabalho”, destaca Romir Rodrigues.

Última atualização em 30 de Outubro de 2024 às 10:48