O evento reuniu ações voltadas à conscientização sobre o autismo, combate ao bullying e valorização da diversidade
Estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Guaíra, participaram da Semana Inclusiva, promovida pela Diretoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. A programação contou com palestras, atividades culturais e ações voltadas à promoção da inclusão.
A Semana Inclusiva reuniu ações voltadas à conscientização sobre o autismo, combate ao bullying e valorização da diversidade. Com o lema “Inclusão não é favor, é direito!”, o evento buscou fortalecer o debate sobre práticas inclusivas na educação.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Janaina Cabral de Souza Vendruscolo, a participação dos acadêmicos em eventos como este amplia a formação profissional e oferece contato direto com especialistas da área. “É muito importante os acadêmicos de terem a oportunidade de prestigiar os eventos promovidos pelo Município de Guaíra e ter contato com especialistas na educação e educação especial podendo enriquecer sua trajetória acadêmica”.
No dia 3 de abril, os acadêmicos assistiram à peça teatral “A Jornada dos Sonhadores”, seguida por palestra da psicóloga escolar e mestra em educação Francielli Pereira Gozzi Freiberger. A profissional abordou práticas pedagógicas inclusivas, direitos das pessoas com deficiência e estratégias de acolhimento no ambiente escolar.
No dia 6 de abril, os estudantes participaram das atividades da Rua do Recreio, realizada no Centro Náutico – Marinas, onde contribuíram com pintura facial, organização de brincadeiras e apoio na distribuição de pipoca e algodão doce.