Acadêmicos de psicologia debatem o tema “Doação de órgãos e tecidos para transplante”

Publicado em 18 de Junho de 2024 às 14:22

A discussão fez parte do encerramento semestral de extensão curricularizada

Acadêmicos do 5º ano de psicologia da Unipar encerram o semestre de extensão curricularizada com mesa redonda sobre o tema “Doação de órgãos e tecidos para transplante”. O evento contou com a participação da enfermeira Soliane Maria Zambello, coordenadora da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), um representante de família doadora e uma pessoa transplantada. A mediação ficou a cargo da psicóloga Amanda P. Ferraz Baldin, responsável técnica do Serviço-Escola de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar.

Durante a discussão, os convidados compartilharam experiências reais com o processo de doação e transplante, e proporcionaram aos acadêmicos valiosa aproximação entre teoria e prática. Por meio dos relatos dos convidados, os quais tiveram a experiência real do processo de doação e transplante, foi possível aproximar os conhecimentos teoria-prática do processo de doação e transplante.

A psicóloga Amanda reforça que “refletir e falar sobre a doação de órgãos é fundamental para que o conhecimento seja ampliado e as dúvidas sanadas, pois quanto mais pessoas sensibilizadas, maior a probabilidade de famílias decidirem pelo SIM ao se depararem com a possibilidade de tomar a decisão que poderá salvar muitas outras vidas”.

A campanha deste ano do Ministério da Saúde é “Seja doador de órgãos e avise à sua Família" . Sua família é a sua voz”. O Brasil é o 2º país do mundo que mais doa órgãos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Para ser doador de órgãos e tecidos é necessário comunicar sua família sobre sua vontade. É possível, também, se registrar pelo aplicativo ou site www.aedo.org.br para realizar preenchimento de formulário de doador, iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).