A ação integrou projetos de extensão que possuem linhas de trabalho voltadas especificamente para o TEA
Acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cianorte, participaram da 4ª Passeata de Conscientização do Autismo, movimento criado para inclusão e visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação ocorreu pela manhã de sábado (5).
A ação integrou projetos de extensão universitária da Unipar, que possuem linhas de trabalho voltadas especificamente para o TEA, que conecta o aprendizado acadêmico com as necessidades da comunidade. O evento foi organizado pela Associação das Famílias de Autistas de Cianorte (FAC), entidade que representa e apoia cerca de 130 famílias na região.
Os professores coordenadores, Sérgio Bezerra do Curso de Psicologia e Giovana Mioto dos cursos de Educação Física e Enfermagem, ressaltaram a importância da vivência para os estudantes. "Proporcionar aos nossos acadêmicos a oportunidade de interagir e aprender diretamente com pessoas que possuem espectro autistas e suas famílias, em um ambiente real e de mobilização social, é fundamental. Essa experiência prática enriquece a formação humanística e técnica, sensibilizando-os para as diversas realidades dentro do espectro e preparando-os para um cuidado mais empático e inclusivo", destaca Giordana.
Como próximas etapas, os acadêmicos envolvidos nos projetos participarão de workshops especializados, seminários e atividades práticas supervisionadas, que fisa aprofundar seus conhecimentos sobre o TEA e desenvolver habilidades específicas para o acolhimento e intervenção qualificada.