Acadêmicos e professores de medicina recebem Honra ao Mérito por ação solidária no RS

Publicado em 20 de Agosto de 2024 às 16:51

Mais de 50 estudantes, divididos em dois grupos, atuaram na área da saúde e em distribuição de doações

Acadêmicos e professores do curso de medicina da Universidade Paranaense (Unipar) receberam ontem (19) certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento pelo espírito de solidariedade durante a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul. A cerimônia realizada na Câmara Municipal de Umuarama contou com a presença do reitor, Carlos Eduardo Garcia, diretores da instituição e autoridades locais.

Organizada e coordenada pelos médicos Reinaldo Yoshi, professor de urgência e emergência do curso de medicina, em conjunto com o residente Gabriel Orti, médico intervencionista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a ação humanitária teve por objetivo prestar auxílio médico nos hospitais e abrigos onde eram atendidas às vítimas das enchentes que foram resgatadas ou tiveram suas casas invadidas pelas enchentes.

Os acadêmicos foram divididos em dois grupos, que atuaram em semanas diferentes na região de Santa Cruz do Sul (RS). O primeiro conjunto de 30 alunos esteve na cidade de 9 a 15 de maio. O segundo grupo, com 27 estudantes, esteve no município de 18 a 23 de maio. Além dos estudantes do 4º, 5º e 6º anos, contaram também com o médico Dr. Gabriel Orti e duas psicólogas.

A graduanda do 4º ano de medicina e integrante da liga de urgência e emergência do curso, Amanda Packer, esteve presente na expedição voluntária. Ela comenta que, na cidade em que prestaram serviços, havia uma demanda grande de doações e que auxiliaram na distribuição. “Trabalhamos muito na questão de distribuição de doações e com a separação de donativos. Ajudamos as pessoas desabrigadas a escolher o que precisavam para se recompor com o mínimo possível”.

Amanda ressalta que o voluntariado foi além do exercer a profissão. “Ajudou muito a gente não só como médicos, mas como pessoas. Parece que todo mundo tinha força para se ajudar, sempre ficavam felizes com um abraço”, comenta.

O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, prestigiou os estudantes e professores que estiveram no Rio Grande do Sul para beneficiar aqueles que estavam em vulnerabilidade devido às enchentes. “Estamos muito felizes e honrados, porque isso brotou do próprio seio do corpo discente e docente da nossa instituição, fazendo com que a técnica fosse aliada à generosidade. E, quando isso acontece, o amor se faz e tudo acontece, fica mais fácil de superarmos juntos mesmo nos momentos tão difíceis que passamos nessas grandes tragédias climáticas”.

O responsável pela diretoria de inovação da instituição, professor Gilliano Mazzetto, relata ser uma honra receber essa moção pelos serviços que os alunos prestaram. “Isso é muito mais do que uma menção que muito nos abrilhanta. O gesto humanitário que o precede é muito mais significativo, porque esses estudantes, em um ato de humanidade, de solidariedade, abriram mão do seu tempo, do conforto e estudos para ajudar o próximo".

Última atualização em 20 de Agosto de 2024 às 17:11