Acadêmicos participam de palestra do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná

Publicado em 29 de Maio de 2024 às 17:51

O evento, que contou com a participação do arquiteto Roberto Luiz de Carli, destacou a importância da responsabilidade social e ambiental na prática profissional

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão recebeu na última semana de maio uma palestra oferecida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). O evento contou com a presença do Arquiteto e Urbanista Roberto Luiz de Carli, que abordou temas importantes para a formação e prática profissional dos futuros arquitetos.

Participaram os estudantes de todos os períodos, que tiveram a oportunidade de se aprofundar em questões como o sistema profissional, o código de ética e a fiscalização no campo da Arquitetura e Urbanismo.

O palestrante destacou a importância do sistema profissional como um meio de organizar e regulamentar a atuação dos arquitetos e urbanistas, garantindo a qualidade dos serviços prestados e a valorização da profissão. Ele explicou como o CAU atua nesse sentido, oferecendo suporte e orientação aos profissionais, além de assegurar que as práticas sejam conduzidas de acordo com as normas vigentes.

Houve uma abordagem especial sobre o código de ética da profissão. Segundo Roberto, a ética profissional não é apenas um conjunto de regras a serem seguidas, mas um compromisso com a responsabilidade social e ambiental, o respeito aos colegas de profissão e, principalmente, aos clientes e à sociedade. Ele apresentou casos práticos e exemplos de dilemas éticos enfrentados no dia a dia, proporcionando uma visão clara de como o código de ética deve ser aplicado.

O representante do Conselho também falou do papel fiscalizador do órgão, que visa garantir que as atividades dos arquitetos e urbanistas estejam em conformidade com as regulamentações. Ele explicou os procedimentos de fiscalização e as possíveis sanções para os profissionais que não cumprem com suas obrigações, destacando a importância de manter a regularidade documental e a qualidade técnica dos projetos e obras.

A palestra foi uma iniciativa do CAU/PR em parceria com a Unipar. Segundo o professor Cledison Zatta Valdameri, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar, a instituição investe em atividades complementares que enriquecem a formação acadêmica, proporcionando aos alunos uma educação de excelência e preparando-os para serem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável e ético na Arquitetura e Urbanismo.