Ação em Umuarama lembra luta antimanicomial

Publicado em 22 de Maio de 2024 às 16:26

Estudantes de Psicologia fizeram ação no 18 de maio, data nacional que marca a defesa das pessoas em sofrimento mental

A data de 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. E os alunos de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar não deixaram passar em branco, com ação no Lago Aratimbó, na cidade de Umuarama (PR), um piquenique, regado à música e muita interação sobre a causa. Também, por meio da confecção de materiais - cartazes, poesias - e discussões acerca do tema, realizadas em sala de aula, os estudantes fizeram algo para expor.

Esse é o segundo ano de mobilização alusiva à data. Ao longo do período letivo, os professores refletem sobre a temática e a reforma psiquiátrica em todas as turmas. A ideia é abordar os direitos das pessoas com sofrimento mental e o combate ao estigma e à exclusão. “Ações como essa contribuem com a ampliação do conhecimento e a conscientização, que leva a uma transformação e, consequentemente, à mudança na forma como entendemos, vemos e tratamos as pessoas em sofrimento mental, além da busca por implementação de novas práticas que considerem a pessoa, que sejam práticas humanizadas”, lembra a professora Cláudia Lopes Perpétuo, do curso de Psicologia da Unipar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Movimento Antimanicomial defende que as pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento, sem que para isso tenham de abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Última atualização em 22 de Maio de 2024 às 16:30