Formados recentemente, profissionais destacam a contribuição da Unipar para encarar o mercado de trabalho
Lucas Matheus Moreira Rocha se formou no ano passado, no curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama. Graduado inicialmente em Gastronomia, sempre teve a percepção de que a maioria dos negócios na área requer experiência em gestão, administração.
E foi ingressando na universidade, que ele entendeu ainda mais o importante complemento e as ferramentas que seriam necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “O que mais me chamou atenção em relação à minha formação na Unipar foi o acesso e a atenção dos professores, além das práticas para resolução de problemas”, enfatizou o chefe de cozinha, que atualmente é o proprietário de uma hamburgueria. “Utilizo muito da minha graduação na gestão do meu negócio, em questões do meu cotidiano. Mas não quero parar de estudar, pretendo ainda fazer especialização na área de administração pública – área pela qual tenho grande paixão, mesmo não tendo relação com as minhas atividades profissionais”, relatou Lucas.
A Bruna Hasegawa se formou pelo mesmo curso um ano antes, em 2019. Ela administra uma empresa familiar do setor de autoescola e considera que a formação foi ponto determinante para exercer o cargo de forma competente e altruísta. “Na minha carreira a importância da universidade foi de me proporcionar ferramentas para me deixar apta a posição que estou exercendo dentro da empresa, por ser uma empresa familiar tive que mostrar o meu valor dentro dela”, disse Bruna, que lidera uma equipe de sete colaboradores.
Para ela, a infraestrutura e os meios de aprendizado oferecidos pela Unipar ao aluno, são significativos para a capacitação profissional e deixam marcas que são levadas para toda a vida. “Sou muito realizada, no entanto, ainda tenho muitos objetivos a conquistar, e um deles nasceu dentro da instituição: ser professora. Continuo estudando, estou finalizando uma pós-graduação em Recursos Humanos, também na Unipar”, concluiu.
Segundo o coordenador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, professora Clóvis Uliana, ouvir as histórias dos egressos motiva a universidade a continuar buscando a melhor formação. “Essa é a nossa melhor propaganda, a realização dos profissionais que lançamos ao mercado de trabalho”, finalizou.