Agasalhos, alimentos e sangue: Campanha tradicional do Câmpus supera metas

Publicado em 2 de Julho de 2020 às 16:40

Desenvolvida com novo método, beneficiou centenas de famílias de baixa renda

Todos os anos, a direção do Câmpus da Universidade Paranaense em Toledo promove campanha filantrópica para motivar os alunos a exercitar seus dotes solidários. Eles aderem à causa e ganham horas complementares por participação em projeto social para incrementar e valorizar o currículo.

Neste ano, a pandemia provocou mudança de método, mas não impediu que os trabalhos alcançassem êxito. Sob coordenação do Prove (Programa de Valorização da Educação) da Unipar, a iniciativa beneficiou centenas de famílias de baixa renda, com alimentos, roupas, cobertores e produtos de limpeza.

O coordenador setorial do Prove, Maykon Vaz, divide o mérito com os parceiros: Sesc, Igreja Evangélica Livre de Toledo [IELT], Hospital Bom Jesus, Centro Terapêutico Beit Abba e Ministério de Ação Social da Igreja. Alguns temas abordados: ‘Onde há calor há mais vidas’, ‘Quarenta dias de amor’ e ‘Doações de amor’.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, diz Vaz, explicando o método adotado. “Por causa da paralização das aulas presenciais e para nossos acadêmicos poderem participar desta ação de responsabilidade social lançamos a proposta para irem levar suas doações direto às entidades e deu certo: muitos corresponderam, o que nos deixou orgulhosos!”.

O pastor Leonardo Mani, representando a IELT, também diz ter ficado muito satisfeito: “Essa parceria com a Unipar nos deixou extremamente alegres, e percebemos um importante envolvimento dos alunos. A Igreja Evangélica Livre de Toledo ajuda anualmente famílias em situação de vulnerabilidade social e morados de rua; é um trabalho de formiga, porém de muito regozijo. O Apoio dos universitários vem nos auxiliar a manter essa ajuda ativa, em tempos extremamente difíceis pelo qual estamos passando. Fica nossa gratidão e carinho por sermos contemplados com esse gesto de bondade”.

Para o pastor Bruno Scheuer, líder da Igreja A Verdade que Liberta, o apoio veio em boa hora. “Acredito que houve uma sinergia entre a igreja e os acadêmicos e esta soma de forças nos ajudou a alcançar um resultado expressivo que sozinhos não poderíamos alcançar, assim, mais pessoas foram beneficiadas com a campanha. Este apoio da igreja à iniciativa também foi importante porque demonstrou que a Unipar respeita e acredita no trabalho da igreja. Somos gratos por esta oportunidade porque também deixamos uma mensagem aos alunos de que como igreja estamos aqui para servir a comunidade e fazer a diferença para além das nossas quatro paredes”, descreve.

“Só temos a agradecer”, exclama a gerente executiva do Sesc, Paula Bernardini, destacando que a Unipar é uma das maiores contribuintes nesta campanha desenvolvida entre Sesc e RPC, todo ano. “É um prazer poder contar com a colaboração da Unipar, nesta parceria que mantemos há muito tempo, portanto já consolidada, e muito mais neste momento de incertezas... É reconfortante ver que os alunos, mesmo em casa, se mostraram generosos, e, ao final, ver o quanto é valoroso o que construímos juntos, por uma sociedade melhor”, assegura, informando que tudo o que foi coletado será distribuído para pessoas em situação de vulnerabilidade, de Toledo e região.  

Doação de sangue

Esta campanha de responsabilidade social do Prove também incentivou os acadêmicos a doarem sangue. A iniciativa foi elogiada pela equipe do Hemocentro de Toledo, que também comemorou a expressiva adesão dos jovens acadêmicos.