Alunos têm até 6 de junho para se inscrever. Bate-papo reuniu equipes de Umuarama inscritas na maior competição de empreendedorismo tecnológico do país
Inovação e protagonismo acadêmico? Temos. Este ano, o Desafio Liga Jovem do Sebrae terá, pela primeira vez, a participação de equipes da Unipar de Umuarama (PR). Os inscritos bateram um papo sobre o início dos trabalhos no coworking da universidade, em 23 de maio, com a participação de Celso Ferrari Júnior, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e do consultor do Sebrae, Adriano Pereira. Os estudantes terão de propor soluções criativas para problemas da sociedade, com o apoio de mentores e especialistas. As inscrições seguem abertas até 6 de junho (acesse aqui).
O desafio está dividido em fases. As duas primeiras são online, nas quais disputam as etapas estadual e regional, com uma série de prêmios. Depois, será a virada empreendedora. Até 20 de junho, terão de gravar um pitch, com a explicação sobre o que é o projeto. Com a vitória, seguem para a fase nacional, em Florianópolis (SC). Se ganharem, vão para a Europa, disputar a final em Madri, na Espanha. “Convidamos os estudantes a aproveitar essa grande oportunidade de desenvolver o potencial empreendedor e ajudar uma causa social”, diz Celso Ferrari Júnior.
Cerca de 40 acadêmicos já estão inscritos, dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Sistemas para Internet, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Sistema de Informação. Mas, ainda é possível participar. Assim, como a Kátia Martins, aluna do 5º ano de fisioterapia, que já tem grupo e vê no desafio a chance de colocar em prática o que aprende na Unipar. “Entrei no projeto para ter mais experiência, ver do que sou capaz, sair da sala de aula, abrir a cabeça e, ainda, trazer melhoria para a comunidade”, lembra.
A expectativa é que o evento desperte o senso de pertencimento, empreendedorismo social e inovação entre os alunos. Para Adriano Pereira, do Sebrae, ela vai além”. “A Unipar está com o engajamento de professores, alunos e coordenadores para este desafio, que é o maior de empreendedorismo tecnológico do país. A minha expectativa é que saia de Umuarama (PR) um vencedor nacional”.
Última atualização em 24 de Maio de 2024 às 11:05