Aluna da enfermagem apresenta trabalho em congresso internacional

Publicado em 29 de Agosto de 2024 às 08:51

Pesquisa aborda experiências de pais em UTI neonatal

Acadêmicos e egressos do curso de enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar), unidade de Francisco Beltrão (PR), participaram do III Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva (CIETI), que ocorreu, de 14 a 16 de agosto de 2024, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que também abrigou o IX Congresso Latino-Americano de Enfermagem Crítica, é um dos principais encontros na área de enfermagem intensiva, que reuniu profissionais e acadêmicos de todo o mundo para discutir as últimas tendências, inovações e práticas sustentáveis no cuidado intensivo.

A professora e coordenadora do curso de enfermagem da unidade de Francisco Beltrão (PR), Lediana Dalla Costa, esteve presente no congresso junto ao seus acadêmicos e egressos da instituição. A aluna Mayeli Thais Fernandes Vieira apresentou um trabalho sobre a percepção dos pais de crianças egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, fruto de uma pesquisa colaborativa que contou com a participação dos coautores Késsia Hellen Dalmuth e Lucas Ramos dos Santos.

O CIETI, com o tema "UTI 5.0: Inovação, Bem-estar e Sustentabilidade", proporcionou aos participantes a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e explorar as mais recentes evidências e práticas na área. 

Segundo a professora Lediana Dalla Costa, o evento foi fundamental para a integração entre diferentes áreas da saúde e para o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos aplicáveis na rotina acadêmica e nos estágios curriculares. "A participação no Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva nos permite aprimorar o atendimento e o cuidado aos pacientes da UTI, além de ampliar nossos horizontes por meio da troca de experiências com colegas de outras instituições", destacou a coordenadora.

O congresso também ofereceu uma plataforma para a apresentação de novas tecnologias voltadas para a assistência ao paciente de alta complexidade, o que promove a humanização do cuidado e a eficiência nos resultados. 

Para Mayeli Vieira, “o CIETI foi uma experiência muito boa e de grande importância para agregação de conhecimento para realizar a assistência ao paciente da alta complexidade, através de demonstração de dados estatísticos, técnicas e principalmente o cuidado mais holístico com humanização. Conhecido por novas tecnologias para agregar na assistência que trazem mais eficácia na assistência ao paciente e auxilia a equipe a ter melhores resultados.”

Última atualização em 29 de Agosto de 2024 às 09:00