Aluno do Direito publica artigo em obra que homenageia Rosa Weber

Publicado em 15 de Maio de 2024 às 10:43

Gleison do Prado produziu o texto, que contribuirá às práticas jurídicas, sob orientação do profº José Miguel Medina

O aluno Gleison do Prado, do 5º ano de Direito, da Universidade Paranaense – Unipar, teve o artigo “Aplicação da Proporcionalidade na Construção da Decisão Judicial" publicado na obra "Direito, Ação e Jurisdição - Estudos em homenagem à Ministra Rosa Weber", coordenada pelo Tribunal de Justiça do Estado Paraná. O texto é resultado de projeto de pesquisa sob orientação do prof. José Miguel Medina.

Para o acadêmico, a elaboração do artigo contribuiu para o conhecimento sobre o diálogo existente entre a Constituição Federal de 1988 e o Código de Processo Civil de 2015. “Com ele, poderei articular argumentos jurídicos sólidos, seja como advogado, elaborando teses jurídicas anteriormente não vistas ou pouco debatidas, seja como Magistrado, nas fundamentações das decisões judiciais”, lembra o estudante.

De acordo com o professor Medina, a publicação beneficia a formação do aluno, mas, sobretudo, a sociedade. Ele destaca que “a publicação enriquece o corpo de conhecimento, oferece novas ideias, teorias e pode influenciar práticas jurídicas, seja na academia, com citações em dissertações de mestrado, teses de doutorado, obras e outros artigos científicos, seja no dia a dia forense, no auxílio à elaboração de argumentos em petições e na fundamentação de decisões judiciais”.

A Unipar, na visão do professor, incentiva a pesquisa na área do Direito por meio de iniciativas como a disponibilização de bolsas de pesquisa, criação de grupos de estudo e pesquisa, e apoio à participação em congressos e seminários. A universidade, também, promove eventos acadêmicos, nos quais alunos e professores podem apresentar trabalhos e viver a colaboração interdisciplinar.