Alunos de Fisioterapia participam do II Congresso Sul-Brasileiro da Sonafe em Curitiba

Publicado em 9 de Maio de 2024 às 10:54

Evento serviu para estreitar os laços entre o meio acadêmico e o profissional, fortalecendo a Fisioterapia Esportiva na região Sul do Brasil

Os estudantes de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, participaram do II Congresso Sul-Brasileiro da Sociedade Nacional de Fisioterapia e da Atividade Física – Sonafe. O evento, realizado de 25 a 27 de abril na cidade de Curitiba, teve como foco central a Fisioterapia aplicada à atividade física e ao esporte de alto rendimento.

A Sonafe tem como principais objetivos incentivar a educação continuada dos profissionais da área, por meio da realização de congressos, reuniões científicas periódicas regionais, formalização de convênios com associações internacionais e revistas científicas. Participam da entidade fisioterapeutas de renome que atuam em seleções nacionais e grandes clubes brasileiros, pesquisadores de universidades brasileiras e também fisioterapeutas que tratam de atletas amadores dentro de suas clínicas privadas.

A professora Indiomara Baratto destacou a importância do evento para estreitar os laços entre o meio acadêmico e o profissional, fortalecendo a Fisioterapia Esportiva na região Sul do Brasil e promovendo o compartilhamento de conhecimentos entre os diversos especialistas da área. Além disso, o congresso abordou temas cruciais para a atualização e aprimoramento das práticas relacionadas à saúde esportiva.

Conforme disse, a área de Fisioterapia Esportiva está em grande expansão. “Além da formação de profissionais capacitados a trabalharem com esporte, a sociedade tem buscado cada vez mais o auxílio do fisioterapeuta esportivo.”

Avaliação positiva

Gabriela Manfredini, aluna do 5º período, ressaltou que o congresso proporcionou uma visão abrangente da profissão, demonstrando a importância da busca por conhecimento adicional. Para ela, conhecer novos profissionais e diferentes protocolos de atendimento foi uma experiência enriquecedora.

João Victor S. de Lima, outro acadêmico participante, falou sobre a relevância do evento para ampliar o conhecimento sobre a Fisioterapia esportiva. “Conhecer a realidade dos profissionais e a conduta nos atendimentos foi uma experiência rica e necessária.”

Indiomara relatou que a participação dos alunos em eventos dessa natureza não apenas contribui para o direcionamento de suas carreiras, mas também proporciona aprendizado de novas técnicas, networking e reflexão sobre o futuro da profissão.

Última atualização em 9 de Maio de 2024 às 10:55