A Liga Acadêmica de Medicina Pediátrica em conjunto com o professor Kelson Rudy Ferrarini, coordenaram a produção dos trabalhos
A Liga Acadêmica de Medicina Pediátrica (LAMP) do curso de medicina da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Umuarama, participou do 41° Congresso Brasileiro de Pediatria, que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina, no mês passado. Alunos representantes da Liga, internos e residentes da Unipar, apresentaram trabalhos científicos desenvolvidos com o apoio do professor receptor e médico chefe da pediatria do Hospital Norospar, Kelson Rudy Ferrarini.
A presidente da LAMP, Mariana Malvezzi, destaca que foi a primeira vez em que participou do congresso à frente da Liga. Ela apresentou o trabalho “Obesidade Infantil: problema de saúde pública”, que teve como objetivo revisão bibliográfica sobre a obesidade infantil e a forma que a mesma impacta a vida das crianças. “Foi uma experiência incrível estar em um congresso nacional e apresentar os trabalhos científicos relacionados à pediatria com casos de crianças que aconteceram em nossa cidade”, pontua.
Outros trabalhos como “Síndrome de Pele Escaldada: relato de caso” e “Doença de Hirschsprung: entendendo seus desafios”, também foram apresentados pelos alunos Victor Dacroce e Eduarda Massi da liga de pediatria.
O 41° Congresso Brasileiro de Pediatria reuniu médicos e profissionais renomados que debateram projetos científicos, atualização de informações, troca de experiências e intercâmbio de ideias nas palestras e discussões relevantes para a prática pediátrica.
A participação da LAMP no evento reflete o compromisso dos estudantes em promover e compartilhar conhecimento na área de pediatria, ampliando a formação acadêmica e prática. Mariana comenta que a participação da Liga proporciona momentos de muitos aprendizados. "Foram dias de apresentações e palestras com temas relevantes para a prática clínica com palestrantes nos ensinando sobre a área. Representar a Liga foi uma experiência enriquecedora, e sou grata por todo o aprendizado desses dias".