Alunos de Medicina realizam ação humanitária no RS

Publicado em 10 de Maio de 2024 às 12:01

Grupo fica até 13 de maio em Santa Cruz do Sul no atendimento às vítimas das enchentes

Dentro do espírito solidário e de ajuda humanitária, um grupo de alunos de medicina, internos do 6º ano, de urgência e emergência da Universidade Paranaense (Unipar) saiu ontem, 9 de maio, de Umuarama (PR) rumo ao Rio Grande do Sul. O objetivo da missão é prestar assistência às vítimas das enchentes que atingiram o estado, com apoio médico, remédio e doações de alimentos, cobertores, roupas e água.

”A ação representa união, para o que a gente foi destinado a fazer nesta vida, ajudar o próximo. É isso que sentimos ao levar o mínimo de esperança para quem está precisando. Vamos realizar atendimento de suporte básico de vida, orientação primária à saúde e apoio psicológico", explica Gabriel Orti, médico que acompanha a equipe.

Para a missão, os estudantes passaram por formação sobre doenças que se sobressaem nas enchentes, como a cólera e leptospirose. “Dos 490 municípios (RS), 417 estão em estado de calamidade pública, com desabrigados climáticos, precisando de ajuda. Os alunos estão engajados, procurando ajudar essas pessoas. Profissionalmente, eles se lembrarão desse momento pra sempre”, destaca Marina Gimenez, assessora pedagógica do curso de Medicina da Unipar.

A equipe ficará no município de Santa Cruz do Sul, de onde retorna no dia 13 de maio.

Última atualização em 10 de Maio de 2024 às 13:30