Alunos do Colégio Agrícola participam de minicurso sobre inseminação artificial na Unipar

Publicado em 13 de Dezembro de 2024 às 09:38

Atividade ministrada por professor Denis Vinicius Bonato abordou teoria e prática da inseminação

Alunos do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama participaram de um minicurso no Campus II da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama. A aula, que ocorreu no dia 2 deste mês, foi conduzida pelo professor Denis Vinicius Bonato, do curso de medicina veterinária. A atividade abordou a inseminação artificial e seus benefícios, destacando como essa técnica facilita o acesso a uma genética superior e pode trazer avanços na produtividade e qualidade dos rebanhos.

Durante a aula teórica, foram apresentados dados de pesquisas e práticas que os alunos puderam comparar em diferentes cenários na pecuária. Os alunos analisaram catálogos de sêmen e realizaram escolhas simuladas, baseando-se nos conceitos de genética melhoradora. Segundo o professor, eles participaram de uma competição prática em que cada grupo precisou selecionar um touro ideal para uma situação proposta. “Eu expliquei como é feito essa escolha pensando em um conceito de animal melhorador. Passei uma realidade e pedi para eles escolherem para comprar o sémen de um touro para usarem nessa proposta da aula”, comenta.

Um animal melhorador é aquele que possui características genéticas superiores e desejáveis, capazes de melhorar o desempenho ou a qualidade de uma população animal quando utilizado em programas de cruzamento ou reprodução. Esses animais são selecionados com base em avaliações genéticas, registros de desempenho e testes de progênie, sendo capazes de transmitir características como maior produtividade, melhor qualidade de produtos, maior resistência a doenças ou melhor adaptação ao ambiente.

Na sequência, uma aula prática demonstrou a avaliação de doses comerciais de sêmen, com explicações sobre a viabilidade do material genético e os cuidados necessários para armazenamento em botijões criogênicos com nitrogênio líquido. “Expliquei para eles como manter esse sémen vivo, viável, forma que se deve estar bem armazenado, os cuidados no armazenamento para manter a dose de sémen saudável por tempo indeterminado”, explica o professor Denis.