‘Você não precisa passar por isso sozinho’ é o slogan do projeto, que se propõe a beneficiar funcionários, acadêmicos e seus familiares
A pandemia da Covid-19 trouxe-nos um novo cenário: estamos diante de novos discursos, de ações inabituais e de muitos momentos de angústia, provocada, em parte, pelo distanciamento social. A população de todo o mundo sente na pele os impactos dessa crise, que abala, em muito, a saúde mental.
Todas as mudanças e incertezas podem gerar danos físicos, sociais, econômicos e psíquicos. Preocupada com seus colaboradores, a Universidade Paranaense adota uma medida importante para ajudar no enfrentamento dessa situação emergencial.
Via projeto de extensão universitária CPA (Centro de Psicologia Aplicada), o curso de Psicologia da Unidade da Unipar em Cascavel está oferecendo acolhimento e plantão psicológico, utilizando ferramentas digitais [de vídeo e áudio].
‘Vamos juntos cuidar da nossa saúde mental?’ é o convite feito para funcionários, alunos e familiares. O projeto instiga a não negligenciar nossa saúde, nossa história, nossos sentimentos e emoções. Os atendimentos serão realizados por duas psicólogas, responsáveis técnicas do CPA, Ana Gargantini e Dyeniffer Parisoto.
O projeto tem respaldo legal. Desde 2018, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou a prestação de serviços psicológicos via tecnologias da informação e da comunicação, para profissionais alistados no e-Psi (Cadastro Nacional de Profissionais para Prestação de Serviços Psicológicos por meio de TICs). Agora, diante da pandemia, esse recurso de trabalho remoto foi ampliado, facilitando o acesso da população à psicoterapia.