Atividade que faz parte da Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unipar; o evento marcou o encerramento das aulas
O concurso Charrete é o ponto alto da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar. O evento, na 22ª edição, propôs para reflexão o tema ‘Arquitetura q revela’.
Mais de 80 acadêmicos, divididos em equipes, toparam a missão de projetar um espaço público para a cidade recepcionar visitantes, incluindo a maquete, em 12 horas [das 8h às 20h]. A primeira função foi conhecer o terreno, que fica na margem do Lago Aratimbó. Depois, foi inspiração e muita transpiração para darem conta do desafio.
Na apresentação dos trabalhos, mais desafios: expor, com argumentações convincentes, cada detalhe do projeto, que teve por objetivo, acima de tudo, pensar em arquitetura aliada a gentilezas urbanas, história, artes e natureza.
A escolha do projeto foi a portas fechadas. Os professores do curso e uma convidada, a arquiteta de Maringá Sara Watanabi, se reuniram para avaliar e decidir pelo que se enquadrou melhor na proposta lançada, no início da manhã.
O concurso Charrete foi apenas uma das atividades. Durante a 22ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da Unipar também houve palestras, concurso de fotografia e fórum pedagógico e do egresso.