Arquitetura e Urbanismo apresenta proposta de Mobilidade Urbana no Codesc

Publicado em 23 de Dezembro de 2020 às 09:00

Projeto contempla bairros periféricos; a ideia é de implantação de ciclovias, passeio para pedestres e parque nas áreas de preservação

Acadêmicos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar apresentaram projeto que integra o planejamento urbano e paisagismo para Cascavel. O tema uniu as câmaras técnicas de Urbanismo e Meio Ambiente e Transporte e Mobilidade do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel).

O estudo aborda aspectos relacionados à democratização e à segurança no deslocamento dos cidadãos dentro da cidade. O projeto foi elaborado pela professora Lissandra Guimarães Gil, em 2017, e é intitulado Circuito Verde para Ciclista e Pedestres para a cidade de Cascavel. A ideia fez referência ao megaprojeto Green Ring, da cidade de Moscou, na Rússia.

“É um assunto contemporâneo, que, mesmo sendo discutido há muito tempo por questões econômicas e de sustentabilidade, se faz atual neste período de pandemia, onde o sistema de deslocamento e a configuração das cidades estão sendo repensados para futuros projetos”, sinaliza a professora, que ministra a disciplina de Planejamento Urbano e Regional, para a turma da 4ª série.

A atividade propiciou integrar toda a sala. A professora explica que cada grupo abordou um bairro da cidade e cada trabalho se complementou, confeccionando juntos um grande projeto e vivenciando o planejamento urbano em equipe, ir a campo e conhecer a realidade no sentido amplo da cidade.

“Há anos que os grupos trocam o material e informações levantadas no bairro, de maneira que o outro grupo faça a sua proposta de projeto. Assim, treinamos a capacidade de representação e interpretação das informações, a chamada fase de diagnóstico”, observa. 

Esse trabalho também contou com a parceria da professora Deborah Paciornik, que ministra a disciplina de Paisagismo II. “Tomando as devidas precauções e seguindo a legislação, essas áreas podem ser transformadas em espaços de respiro urbano, de terapia, entretenimento e contribuir para o bem-estar da população”, fundamenta.

Além de coordenadora do curso na Unipar, Paciornik é coordenadora da câmara de Urbanismo e Meio ambiente do Codesc, Conselho representado por entidades da sociedade que se reúnem para discutir políticas e soluções para a Cascavel do futuro.

“O resultado da apresentação possibilitou aos representantes das entidades participantes das câmaras refletirem sobre as pautas das próximas reuniões e, inclusive, propor aos membros do IPC (instituto de Planejamento de Cascavel) analisar os projetos apresentados pela Unipar e ver a viabilidade de execução das propostas, com as devidas adequações”, afirma Pacionirk.