Em julho acadêmicos visitaram Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina e agora usam o que aprenderam para ‘dar um up’ às aulas
As aulas das turmas de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, estão ainda mais atraentes neste mês de setembro. Os professores estão utilizando a viagem cultural que os acadêmicos realizaram em julho para enriquecer o conteúdo de sala.
Em História da Arquitetura e Urbanismo III, a grade contempla a arquitetura argentina e as aulas têm outras ferramentas. “Nada melhor do que lembrar a viagem e rever as fotos dos lugares visitados, suas realidades, diferenças arquitetônicas e diversidades culturais”, explica a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo em Toledo, professora Raquel Machado.
Buenos Aires foi o quinto destino que os estudantes da Unidade de Toledo e de Umuarama, acompanhados por professores, visitaram. “Lá visitamos vários espaços. Só no primeiro dia foi a Plaza de Mayo, com Casa Rosada, Catedral Metropolitana, Cabildo, Banco Hipotecário e o Café Tortoni”, explicou a coordenadora.
Eles conheceram ainda o Congresso Nacional, a Biblioteca Nacional, a Livraria El Ateneu, o Parque e Cemitério da Recoleta, o Museu Nacional de Belas Artes e Floralis Genérica, a Av. 9 de Julio, o Obelisco, Teatro Colón, Teatro Gran Rex, Puerto Madeiro: puente de la mujer, El Caminito, La Bombonera, Bosque de Palermo e Rosedal.
Viagem
A viagem começou por São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul, onde os estudantes e professores visitaram o Sítio Miguel Arcanjo e conheceram o Espetáculo Som e Luz da cidade.
Na sequência foram para o Uruguai. Em Punta Del Este conheceram o Centro Histórico, Puerto de Punta del Este; Farol e igreja da Candelaria, Praia Brava, Puente de La Barra Leonel Vieira e Casapueblo. Em Atlántida, os turistas fizeram uma visita guiada à Igreja Cristo Obreiro.
E em Montevidéu conheceram o Aeroporto Internacional de Carrasco, a Plaza Independencia, com o Museu da Casa do Governo e Puerta de la Ciudadela. Também visitaram o Teatro Sólis, a Ciudad Vieja: Cabildo, Catedral e Peatonal Sarandí, a Praia Positos e o Mercado del Puerto.
A viagem terminou na Argentina. “Foi uma oportunidade para o conhecimento de arquitetura e cultura locais, para aumentar o repertório arquitetônico aos alunos. Vimos desde arquitetura colonial, em São Miguel das Missões, passando por arquitetura neoclássica, eclética, moderna e contemporânea no Uruguai e Argentina. Pudemos conhecer obras de renome de arquitetos locais. Foi muito enriquecedor e usar esse conteúdo agora nas aulas auxilia muito”, avalia Raquel Machado.