Eduarda Schmitk Colle conquistou a indicação em uma das universidades mais conceituadas do mundo
A ex-aluna do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, Eduarda Schmitk Colle, teve seu artigo do mestrado selecionado para concorrer ao prêmio da International Conference in Accounting, da Universidade de São Paulo (USP). Ela fez mestrado em Contabilidade na Unioeste, em Cascavel.
Seu trabalho intitulado ‘Liberdade aos cativos de uma identidade neoliberalmente arbitrada! Munindo a luta simbólica para reapropriação do poder de constituição das identidades do docente e do (futuro) contador: caminhos para formação continuada dos professores de Ciências Contábeis’ ficou entre os melhores do evento e vai concorrer na categoria ‘Educação em Contabilidade’.
A egressa, que exibe no currículo também cursos de especializações em Contabilidade e Controladoria, em Docência do Ensino Superior, em Educação Profissional e Tecnológica e em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial, atualmente está cursando formação pedagógica em Matemática e trabalha no Escritório Funcional de Contabilidade, em Cascavel. Atuando como Contabilista Sênior, presta atendimento a um grupo específico de empresas, do ramo industrial, holding, agropecuária, serviços e revenda.
“Eu me sinto muito feliz e grata por esta conquista, pois as avaliações para aprovação de artigos para serem apresentados nesse congresso são criteriosas, passando por vários especialistas da área de contábil”, diz Eduarda. E reconhece: “O curso de Ciências Contábeis da Unipar me proporcionou uma formação completa, considerando que pude participar de projetos de iniciação científica, que me levaram ao mestrado e a busca por mais conhecimento”.
O coordenador do mestrado em Contabilidade da Unioeste, professor Sidnei Celerino Souza, também ex-aluno do curso de Ciências Contábeis da Unipar, foi o orientador de Eduarda na elaboração do artigo. Ele ficou muito contente em saber da indicação do trabalho da aluna em uma universidade que é referência nacional nesta área. “Estou orgulhoso, pois se trata de uma pesquisa robusta, sob o prisma teórico e prático e muito relevante para a profissionalização docente”, ressaltou.
O professor Clóvis Uliana, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unipar, também diz estar orgulhoso: “Por meio do projeto de extensão 'Acompanhamento de Egressos' procuramos sempre estar em sintonia com nossos ex-alunos para acompanhar suas trajetórias na profissão e qualificação continuada, especialmente na produção científica; esta indicação realmente me deixou muito feliz”.
O artigo
O artigo tece crítica à dissimulação vigente no processo de autoavaliação institucional que integra O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, do Ministério da Educação. O estudo dissertativo objetivou compreender como se constitui um processo de avaliação docente para formação continuada dos professores do curso de Ciências Contábeis, com o interesse inerentemente político de discutir sobre a necessidade de resgatar o viés formativo da avaliação do SINAES, conforme proposto inicialmente pela Comissão Especial da Avaliação Educação Superior (CEA), constituindo-se como um dos caminhos para isso o processo de avaliação do docente pelo discente e a autoavaliação docente.