Os profissionais verão sobre farmacologia, nutrição, brinquedo terapêutico, UTIN, urgência e emergência, pré e pós-operatório
Produzir conhecimento, qualificar, instrumentalizar o profissional enfermeiro a assistir a criança desde o nascimento, até os ciclos de crescimento e desenvolvimento. Com esse foco foi lançada a pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal na Universidade Paranaense – Unipar. A proposta atraiu profissionais de Cascavel e da região, que buscam aprimorar competências, adequadas ao cuidado holístico e atenção à saúde da criança.
O módulo Aspectos éticos e legais da assistência à criança e ao neonato, ministrado pela professora Jane Beatriz Krause, abriu a programação da especialização. Em sua aula, ela levou os acadêmicos a refletir sobre o Código de Ética de Enfermagem, fez considerações acerca dos dilemas ético-legais e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Outra módulo realizado foi sobre Assistência de enfermagem em neonatologia, com a professora Cláudia Silveira Viera, que falou sobre a evolução da neonatologia e definições e fatores relativos aos recém-nascidos. E sobre o trabalho na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), abordou requisitos mínimos para funcionamento, equipamentos básicos, diagnóstico da enfermagem para recém-nascidos.
E, ainda, como receber o recém-nascido prematuro extremo, cuidados específicos com a pele, com o acesso venoso, com a fototerapia, com a ventilação mecânica, cuidados na administração de surfactantes, cuidados nutricionais, humanização da assistência ao neonato e cuidado humanizado na UTIN – interação entre profissionais e família.
Conforme a coordenadora da especialização, professora Daisy Rodrigues, muitos temas são aguardados, como farmacologia, nutrição, educação em saúde, cuidados paliativos, crescimento e desenvolvimento infantil, brinquedo terapêutico, assistência de enfermagem em urgência e emergência pediátrica, e no pré e pós-operatório em pediatria e neonatologia.