Equipes do TJPR e dos apoiadores recepcionam interessados no Câmpus III da Unipar
A Universidade Paranaense – Unipar sedia nesta sexta e sábado, 5 e 6, um dos maiores eventos de assistência jurídica do Estado. Realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o Programa Justiça no Campo, um braço do Justiça no Bairro, vem para atender cidadãos de baixa renda, de áreas rurais da jurisdição da Amerios e das periferias das cidades da região.
A desembargadora Joeci Camargo está na cidade desde o início da semana, supervisionando os preparativos da realização, que promete ser marcante. Ela disse que o foco dos trabalhos é atender demandas reprimidas e garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade o acesso à justiça. “Nosso projeto tem na essência a responsabilidade social e, por isso, sua missão é garantir que os direitos dos cidadãos sejam concedidos, respeitados”, enfatizou.
Segundo ela, a expectativa de o trabalho alcançar pleno êxito é grande. “Temos muitos voluntários, parceiros e apoiadores”, assegurou. Um dos parceiros é a Universidade Paranaense, que colocou a equipe do projeto Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) do curso de Direito à disposição do TJPR. Mais de trinta estão escalados.
Os atendimentos do Justiça no Campo vão favorecer a conciliação por meio de audiências prévias em várias áreas do direito, possibilitando a resolução com a expedição imediata dos documentos. Fazem parte pronto atendimento nas áreas Cível [curatela], Família [divórcio, pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visitas, reconhecimento e/ou averiguação de paternidade/maternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, restabelecimento de sociedade conjugal, tutela e alvarás, levantamento de valor pós mortem] e Registros Públicos [retificação de registro civil e outros]. Todos os serviços são gratuitos, exceto o exame de DNA (valor a partir de R$ 220,00 – trio: mãe, pai e filho).
O evento tem a parceria também do Sistema Fecomércio/Sesc Cidadão, prefeituras da Amerios, Sociedade Rural, Emater, Núcleo Regional da Seab, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e outras entidades. O atendimento será das 9 às 17h, no ginásio de esportes do Câmpus III. Os interessados não podem esquecer de levar os documentos pessoais. Haverá também casamento coletivo [sábado à tarde].
Unipar presente!
Outros cursos da Unipar também participam, prestando serviços educativos. Estarão a postos professores e acadêmicos, treinados para exercitar e difundir conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o objetivo de beneficiar a clientela do Justiça no Campo.
Enfermagem estará presente, ensinando sobre higienização das mãos e prevenção do câncer de mama e Farmácia, sobre uso correto de medicamento e confecção de aromatizantes de ambiente.
Nutrição se compromete a orientar sobre o reaproveitamento integral dos alimentos e Educação Física fará teste de avaliação física, teste de força e avaliação de IMC. Já a equipe de Odontologia vai orientar sobre saúde bucal.
Medicina Veterinária também fica na retaguarda, colaborando com informações sobre qualidade de vida e Estética e Cosmética, a maior equipe [20 alunas], se encarregou da produção das noivas [cabelo e maquiagem].
Os trabalhos das equipes da Unipar estão sob a coordenação do Departamento de Comunicação Social Universitária, da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação). À frente das ações está a chefe do DCSU, professora Terezinha Aguiar.