Evento foi promovido pela Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental e conduzido pelo médico psiquiatra Carlos Virgílio
Na última semana, a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM), do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama promoveu uma aula aberta sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O momento contou com a participação de alunos, além da Medicina, de vários outros cursos da área de saúde, como por exemplo, Enfermagem e Psicologia.
A palestra foi ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Carlos Virgílio, que abordou o TOC na prática clínica voltada para o dia a dia no consultório.
Segundo a presidente da LAPSM, Thalyta Custódio, o tema escolhido para a aula é de extrema importância para formação dos profissionais da saúde, pois de todos os transtornos mentais, o TOC foi considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a 10ª maior causa de incapacidade no mundo. Como um transtorno caracterizado por ideias obsessivas e/ou por comportamentos compulsivos recorrentes, o TOC tem sido reconhecido por seu curso crônico e incapacitante. São condições e comportamentos que perturbam muito e consomem tempo da vida do sujeito, interferindo ocupacional e socialmente. “O fato de termos elaborado uma mesa redonda sobre o assunto deixou um ambiente aberto para interação dos alunos, em que o Dr. Virgílio conseguiu sanar diversas dúvidas, desde diagnósticos diferenciais até o tratamento e a clínica apresentada pelo paciente”, explicou Thalyta.