A palestra destacou a importância que o perito contador tem na área da perícia financeira
A importância do profissional contábil e seus conhecimentos e habilidades no âmbito das instituições federais foi a ênfase de uma Aula Magna promovida pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama (em 23/04).
O convidado foi o policial federal Devair Aloisio, da unidade da PF de Guaíra. Ele atua na criminalística. Aos acadêmicos ele falou sobre suas experiências acadêmicas, sua rotina de trabalho, destacando a relevância que o profissional de contabilidade tem na área da perícia criminal financeira.
Também chamou a atenção para a alta demanda que existe para essa função. Segundo Aloisio, o perito contábil tem que ter destreza e saber correr atrás das informações certas, já que é responsável pelo relato do crime ao juiz.
“O perito tem que ter vontade de aprender cada vez mais; ele tem que ser proativo, pois cada caso vai pôr à prova os conhecimentos do profissional, exigindo táticas divergentes para a conclusão da investigação, que deve ser feita com extrema clareza e imparcialidade”, destacou o policial, acrescentando que “o trabalho do perito é crucial para a segurança financeira do país”.
Ele ainda incentivou a plateia: “Eu me formei em Ciências Contábeis, mas não imaginava estar, a alguns anos depois, trabalhando em casos de nível nacional, por isso acredito que esses temas têm que ser discutidos durante o curso, para podermos alertar e mostrar caminhos aos que almejam esta carreira”.
E foi exatamente isso que motivou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana, a realizar a palestra. “O Objetivo dessa aula Magna foi a de ampliar os horizontes dos nossos alunos em relação às opções do mercado de trabalho; sabemos que a área da investigação contábil em instituições federais é muito promissora por isso pautamos o assunto”, explica.
Solidariedade
Além de conhecimento, a Aula Magna teve também gesto solidário por parte dos alunos. Via projeto de extensão Responsabilidade Social e Cidadania, as turmas doaram 120 quilos de ração para cães e gatos, que foram repassados para a SAAU (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama).