Aula Magna de Enfermagem foca “Saúde mental em tempos de pandemia”

Publicado em 24 de Agosto de 2020 às 15:00

Com quase duzentos espectadores, tema foi abordado pelas psicólogas Marciana Meurer e Ângela Morais

Em meio à pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, alertam os profissionais de saúde, já que o isolamento social pode afetar a qualidade de vida das pessoas, especialmente a saúde mental, provocando ansiedade, insegurança, tristeza e outros sentimentos negativos.

Por isso, o curso de Enfermagem pautou reflexão sobre o assunto em sua Aula Magna, com as psicólogas Marciana Meurer e Ângela Morais. Em live, elas falaram sobre estresse e a relação com mudanças que a pandemia trouxe e a possibilidade de um olhar de aprendizado envolvido na condição atual.

Também atentaram sobre ansiedade e medos relacionados à incerteza; produtividade (trabalho, estudos, cobranças, procrastinações); relacionamentos (distanciamento físico, faltas, aumento da convivência no ambiente doméstico, conflitos, desafios de quem vive só); e despedidas [mortes] relacionadas à covid-19.

“É esperado sentir-se mal, ansioso, tenso ou com outros sentimentos ruins frente a esses novos desafios, mas é necessário estar atento para que essas emoções não se tornem doenças”, afirma a professora do curso de Enfermagem da Unipar, Franciele Zonta, justificando a escolha do tema. 

Via meeting on-line, o evento reuniu cerca de 180 alunos, professores e egressos, número que atendeu a previsão dos organizadores. “Ficamos satisfeitos com essa participação, pois a Aula Magna é um momento de integração e acolhimento dos acadêmicos”, exclama.

Ela lembra que, mesmo com as atividades acadêmicas presenciais suspensas devido à pandemia, o curso de Enfermagem continuou [e continua] sua programação de aulas, eventos e outras propostas pedagógicas, adaptando-se, com eficiência, a este novo formato de ensino remoto. “Isso nos possibilitou ofertar aos alunos o contato com palestrantes renomados de diversas áreas”, orgulha-se.