Aula Magna de Psicologia aborda o tema ‘Violência na sociedade’

Publicado em 27 de Maio de 2019 às 14:00

O convidado foi o psicólogo, mestre em Educação e tenente da Polícia Militar, Dênis Wellinton Viana

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu sua Aula Magna com o tema “O que a violência tem a dizer da nossa realidade social?”. A temática foi escolhida considerando que o momento é pertinente para a discussão de aspectos da realidade que instigam reflexões contemporâneas.

“Temas como este, certamente, precisam ser trabalhados e investigados pelos nossos acadêmicos. Consequentemente, entender o que a violência pode denunciar da nossa realidade social é, sem sombra de dúvidas, um papel a ser observado e mediado pela Psicologia”, afirma a coordenadora do curso, professora Taise Signorini.

O convidado para proferir a Aula Magna foi o psicólogo e também tenente da Polícia Militar, Dênis Wellinton Viana, que recentemente terminou seu mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná. Dada a uma grande relevância sobre o tema, os acadêmicos, professores e responsáveis técnicos do curso escutaram atentamente as palavras e a experiência prática/teórica do palestrante.

A acadêmica Patrícia Christan diz que a Aula foi um momento construtivo para o entendimento das múltiplas possibilidades e realidades de atuação do psicólogo. “A palestra nos possibilitou compreender que possuímos diversos ramos de atuação, além de explanar a realidade deste trabalho em diversos órgão e regiões do Estado e, ainda, a situação da violência na sociedade atual”, destaca.

O colega dela, Aldo Marcos Barp, também gostou da palestra: “Foi show! Principalmente pela participação dos acadêmicos que buscaram informação e conhecimento. Estudar a violência é uma obrigação, não como uma condição de adesão da prática da violência, mas principalmente pelo entendimento e ação para a diminuição da mesma na sociedade. Estamos cientes de que há múltiplas formas de violências e elas agem, principalmente de forma velada. A contribuição do professor Dênis agregou muito sobre a prática do psicólogo e dos desafios que são encontrados no cotidiano. O enfrentamento do psicólogo a hierarquias superiores é garantir que as pessoas em condição de vulnerabilidade tenham seus direitos assegurados, apresentando ferramentas e recursos para o tratamento dos traumas vividos pela agressão física, psicológica e emocional”, descreve.

Para Sidinei de Jesus dos Santos de Oliveira, acadêmico da 5ª série, “a palestra, além de muito interessante, ressaltou o papel da Psicologia em diversas áreas e também a responsabilidade social que ela exerce, sendo que precisamos ter um olhar treinado e comprometido enquanto profissionais em todos os espaços onde possam ocorrer relações de violência”.