Aula Magna reflete sobre sexualidade no contexto da saúde

Publicado em 18 de Agosto de 2023 às 16:38

Cursos da saúde prestigiaram palestra com a psicóloga Daniele Fébole, de Maringá

Um evento essencial no calendário da Universidade Paranaense - Unipar, a Aula Magna da Saúde falou sobre ‘A importância da temática sexualidade no contexto de saúde’. A palestra foi com a psicóloga e professora Daniele Fébole, e reuniu as turmas de Psicologia, Enfermagem, Biomedicina, Odontologia e Estética e Cosmética.

A proposta foi pensar a sexualidade como um dos fatores que faz parte do atendimento em saúde, do cuidado oferecido às pessoas: “Tentar olhar a sexualidade como uma lente possível para acessarmos as pessoas que precisam desses cuidados em saúde e que muitas vezes, deixam de procurar por conta de diversos atravessamentos – preconceito, discriminação”.

A fala abrangeu a sexualidade de forma ampla, mas com foco na população LGBTQIA+. A profissional apresentou histórico de como a saúde trata o tema, possibilitou pensar os atendimentos em saúde e como a sexualidade pode produzir um atendimento que de fato atenda às necessidades em saúde, e não reproduza a violência em saúde.

Sua fala trouxe referenciais do SUS (Sistema Único de Saúde), forma que se organizam as diretrizes, seja em âmbito público ou privado. Daniele explica que essa temática, que foi negligenciada por muito tempo, não só pela psicologia, mas pelas humanidades e saúde de modo geral: “Estamos lidando com pessoas que são seres integrais e isso faz parte do que elas são. E, independente se faz parte da comunidade LGBT ou não, essa pessoa vive uma sexualidade, não só de práticas afetivas sexuais, mas também as relações de gênero”.

E afirma: “Negligenciar isso é negligenciar aspectos importantes que nos constroem enquanto pessoa. O que é inaceitável para a psicologia, pois se as pessoas são nosso objeto de estudo, nós precisamos compreendê-las de modo integral e seguindo as diretrizes de atendimento e código de ética. Não adianta falar isso dentro da sociedade, se não estiver dentro dos nossos espaços de formação”.