Aula Magna trata da judicialização do acesso ao medicamento e à saúde

Publicado em 16 de Abril de 2019 às 15:00

Evento reuniu acadêmicos dos cursos de Farmácia e Direito, professores e profissionais das áreas

Entender o mercado onde irão atuar é essencial aos futuros profissionais. Recentemente, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense, Unidade de Paranavaí, promoveu Aula Magna com o tema ‘Judicialização do acesso ao medicamento e à saúde’. As turmas do curso de Direito, professores, profissionais das duas áreas e a diretora da Unipar, professora Edwirge Vieira, também participaram.

O assunto foi discutido pelo professor da graduação de Direito da Unipar, Adauto de Almeida, e o farmacêutico Tiago Branco Dias, de Ivinhema/MS. Eles abordaram a questão da judicialização no acesso aos medicamentos, situação que obriga o estado a prover o mesmo, oferecendo condições para manutenção da vida. “Porém, na visão econômica e de gestão, esta obrigação está ocasionando um desequilíbrio nas contas do governo, por conta do alto custo, o que leva a discussões entre a necessidade e o atendimento ao paciente”, explica o professor.

Os palestrantes também ressaltaram a importância do papel do farmacêutico nessa situação, o qual deve analisar e conferir o receituário médico, participar da tramitação junto aos órgãos competentes, delegando informações sobre o fármaco, a forma farmacêutica, dosagem, posologia e fabricante.