A transmissão foi realizada para os colaboradores da Unipar com objetivo de conscientizar sobre segurança em ambiente de trabalho
Preocupada em proporcionar melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores em meio à pandemia da covid-19, a Universidade Paranaense – Unipar vem promovendo uma série de palestras informativas e de conscientização on-line, com nomes conceituados da área.
Um deles foi o Doutor Biossegurança, codinome do professor Jorge Luiz, de Recife/PE, que foi convidado para falar sobre os ‘perigos do mundo invisível’, como ele se refere aos microrganismos nocivos que devem ser combatidos no nosso cotidiano. A palestra foi realizada pelo Comitê de Biossegurança da Unipar em conjunto com a Cipa, Comissão de Saúde Mental e da Medicina do Trabalho da Unipar.
Dando ênfase, logicamente, ao coronavírus, o Dr. Biossegurança fez alertas importantes e oportunos sobre as consequências de descuido com higiene e de outros cuidados necessários que evitam contágio e proliferação.
Em sua palestra, que durou cerca de duas horas, discorreu sobre ‘desenvolvimento da percepção do invisível’, ‘riscos ocupacionais’, ‘prevenção da covid-19 e outras infecções’, ‘limpeza, desinfecção e esterilização de superfícies, materiais e ambientes’, ‘higienização das mãos’, entre outros temas.
Buscando, conforme explicou, “afetar positivamente os espectadores para que promovam mudanças reais”, enfatizou que os cuidados relacionados à biossegurança devem fazer parte do nosso cotidiano nos ambientes de trabalho e em casa. “Neste ‘novo normal’ de pós-pandemia a biossegurança tem que ser levada mais a sério, pois é um processo funcional e dinâmico imprescindível que reduz as infecções relacionadas à assistência à saúde”, defende.
Segundo ele, “mudar o panorama atual relativo à biossegurança não é apenas um desafio do governo, mas da sociedade de uma forma geral, exigindo o envolvimento dos gestores, trabalhadores e estudantes”.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, esteve à frente dos trabalhos. “Nosso objetivo foi capacitar e orientar os colaboradores visando à segurança em relação aos novos desafios e obstáculos frente a covid-19 e desenvolver a percepção do invisível no sentido de cuidar de si e cuidar do outro”, diz, lembrando que a Unipar publica informativos diários a respeito do assunto. “Mas esta live reuniu de forma clara e objetiva os principais cuidados, as principais ações que cada colaborador deve ter quando do retorno das atividades presenciais, autorizado pelos órgãos gestores municipais”.