‘Brinque em casa’: Com método inédito, evento celebra o Dia do Brincar

Publicado em 26 de Maio de 2020 às 16:00

Pela internet, projeto do curso de Pedagogia deve mobilizar acadêmicos, professores e pais de toda a região

Está tudo pronto para a 2ª Mobilização Regional do Dia Internacional do Brincar, projeto do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar. O evento segue o tema ‘Fique seguro, brinque em casa’.

Todos os anos a Unipar celebra o 28 de maio, data instituída para conscientizar sobre a importância do brincar saudável, junto com a International Toy Library Association e a Associação Brasileira de Brinquedoteca e outras instituições nacionais e internacionais.

Desta vez, a comemoração vai acontecer com um método supermoderno: pela internet. À frente dos trabalhos está a professora Lucyelena Picelli, que coordena o projeto de extensão Brinquedoteca da Unipar.

“Continuaremos com a mesma mobilização e as boas expectativas de sempre, porém com outro formato por causa da pandemia da covid-19”, diz a professora, informando que ela e sua equipe elaboraram uma programação bem interessante e bem interativa, que deverá agradar a todos que participarem.

A oficina já conta com 25 vídeos gravados pelos alunos dela, ensinando o passo a passo de brincadeiras tradicionais para as crianças. Mas o ponto alto da programação será uma oficina on-line dirigida aos acadêmicos e profissionais interessados em ampliar os conhecimentos nesta modalidade pedagógica.

“O objetivo central é incentivar os inscritos a mobilizar suas famílias – adultos e crianças – para participar das brincadeiras que iremos sugerir durante a oficina”, esclarece. Além das brincadeiras, haverá momentos de conversa em redes sociais.

“Nossa intenção é promover para os pequenos momentos inesquecíveis e ao mesmo tempo provocar nos adultos uma reflexão sobre a importância e a necessidade do brincar para o desenvolvimento psicossocial da criança”, avisa Lucyelena.

 

Histórico

A Universidade Paranaense comemora o Dia do Brincar desde 2004. No começo, a proposta era oferecer uma tarde diferente para as crianças, em um ambiente preparado especialmente, com diversos tipos de brinquedos e brincadeiras. E assim aconteceu por quatro anos.

A partir de 2008, com o intuito de incentivar o ato de brincar em família, o curso de Pedagogia lançou e realizou campanha de conscientização denominada ‘Não basta ser pai, tem que brincar’. Por 12 anos, um grupo de acadêmicos, acompanhado por professores, ia à principal avenida de Umuarama, abordava motoristas no semáforo e entregava panfletos e outros materiais informativos.

Sempre com o objetivo de ampliar o alcance da celebração, o projeto ganha outra proposta, no ano passado, quando foi realizada a 1ª Mobilização Regional do Dia Internacional do Brincar, com parceria do curso de Educação Física da Unipar e do Núcleo Regional da Educação de Umuarama.