Campanha Agosto Azul: Acadêmicos prestam serviços no dia ‘Dia D’

Publicado em 29 de Agosto de 2019 às 16:00

Evento aconteceu no Centro de Especialidades Médicas, com envolvimento de equipes de funcionários, professores e estagiários da área da saúde da Unipar

Os cursos da área da saúde da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, colaboraram no ‘Dia D’ da campanha ‘Agosto Azul’, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde. Equipes de laboratórios, hospitais, escolas profissionalizantes e clubes de serviços também participaram, ajudando nas tarefas de logística, conscientização e atendimentos aos homens.

O evento, que focou a importância da prevenção de doenças, aconteceu no Centro de Especialidades Médicas (CEM), durante a manhã do sábado, 24. Da Unipar foram equipes de professores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Estética e Cosmética, Nutrição e Educação Física.

A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, diz ter ficado satisfeita com os resultados: “O cuidado com a saúde precisa estar sempre em evidência, assim como fazer exames preventivos com regularidade; o ‘Dia D’ se encarregou de fazer esse alerta”.

Foram mais de 500 atendimentos a cerca de 200 homens, que tiveram oportunidade de fazer exames importantes, como o PSA, que é o preventivo de câncer de próstata, atualizar a carteira de vacinação e, também, aproveitar para uma massagem relaxante ou dar um trato no visual, com corte de cabelo e barba.

Com apoio do SAMU, ensinar procedimentos de primeiros socorros foi um dos serviços prestados pelo curso de Medicina; o outro foi exame de vista. Odontologia realizou exame bucal, com o objetivo de detectar câncer. E também orientou sobre uso de protetor labial com filtro solar.

Acadêmicos da Unipar também auxiliaram as equipes de Enfermagem e de Nutrição; os de Educação Física orientaram sobre os benefícios do alongamento.

O prefeito Celso Pozzobom acompanhou os trabalhos. “O homem não costuma levar a saúde muito a sério, mas o Agosto Azul está aí para nos fazer refletir sobre isso. Foi muito bom ver os acadêmicos da Unipar, os profissionais voluntários e a quantidade de homens que se interessaram em cuidar da saúde”, ressaltou.