Campanha do Enade está no ar

Publicado em 20 de Agosto de 2024 às 12:11

Conteúdos, ações e eventos na Unipar serão oferecidos aos estudantes das licenciaturas, que farão a prova em novembro deste ano

“Deixe a sua marca”. Este é o convite do slogan da campanha da Universidade Paranaense – Unipar aos alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2024. A prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliar a qualidade dos cursos de graduação no Brasil e fornece dados essenciais sobre o desempenho dos estudantes e a eficácia dos programas de ensino das instituições de ensino superior.

Na Unipar, a Diretoria de Educação e o Pró-Magíster prepararam programação especial para os formandos que farão as provas este ano, os das licenciaturas - Educação Física, Filosofia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Esse grupo, como novidade do Ministério da Educação, será avaliado, a partir de agora, anualmente, dentro das estratégias de melhoria do magistério.

Falar em Enade é falar do resultado de anos de estudo na universidade. A prova, além de ser requisito para recebimento do diploma, avalia como o estudante chega ao mercado de trabalho. Mais do que um termômetro sobre como está o conhecimento diante do conteúdo trabalhado no ensino superior, a pontuação ajudará o estudante a valorizar o curso na universidade e possibilitar que outros alunos tenham acesso à educação de qualidade por meio do PROUNI e FIES.

Segundo a Coordenadora do Projeto Institucional do ENADE, Dra. Tatiane Machado, a expectativa "é que os alunos da UNIPAR demonstrem a qualidade do ensino oferecido pela UNIPAR, bem como o comprometimento com uma avaliação de fundamental importância no cenário do Ensino Superior".

Para que os alunos façam o Enade com segurança e familiarizados com o estilo de prova, que será aplicada em 24 de novembro, terão acesso a:

Portal Enade: com informações atualizadas sobre as provas.

Caderno de Questões discursivas (Formação Geral): desenvolvido para aprimorar habilidades de escrita e argumentação crítica dos formandos.

Simulados: apoio aos alunos para se familiarizar com a prova.

Bolsa Mérito Enade: programa destinado a premiar os estudantes que obtiverem os melhores desempenhos no Enade.

● Envio de conteúdo com dicas e eventos sobre o Exame.

Também está prevista programação para os calouros, a fim de que se apropriem e se sensibilizem para participar do Enade.

Última atualização em 20 de Agosto de 2024 às 14:35