Mês dedicado à conscientização da saúde das mulheres contou com palestra e atividade lúdica organizada pelo Sesc
Iniciado nos anos 90, o movimento Outubro Rosa é conhecido mundialmente por propagar ações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de câncer que mais acomete mulheres brasileiras. Mais recentemente, a campanha também incluiu alerta sobre o câncer de colo do útero.
O interesse é promover a conscientização sobre essas doenças, proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
No mês ‘Rosa’, um dos parceiros da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, foi o Sesc (Serviço Social do Comércio), que realizou atividades com as colaboradoras da Universidade. A técnica de atividades do Sesc, Georgett Zancanaro, conta que a proposta foi realizar com as mulheres a montagem do chaveiro rosa, com a intenção de alertar sobre a prevenção de forma lúdica.
As mulheres receberam informações sobre sintomas comuns, quais os riscos de ter câncer de mama, importância do autoexame e, a partir dos 40 anos, do exame clínico, realizado por médico ou enfermeiro, ou exame mais específico, como a mamografia.
Fique de olho nos Sintomas
Deve-se investigar quando perceber caroço no seio, acompanhado ou não de dor; se a pele da mama ficar parecida com uma casca de laranja; ou pequenos caroços embaixo do braço. Contudo, nem todo caroço é um câncer de mama. Para esclarecimentos, consulte um profissional de saúde.