Capacitação: Curso de Medicina padroniza tutorial do método PBL

Publicado em 2 de Julho de 2021 às 14:00

Ideia do corpo docente é que as práticas aplicadas sejam uniformes; uma sequência de capacitações neste contexto será realizada

Professores do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participaram nesta semana das duas primeiras – de uma série que virá – capacitações ligadas ao método PBL (Problem-based Learning).

De acordo com o professor Luciano Gasques, responsável pela organização da iniciativa, o objetivo é que haja uma padronização do grupo tutorial, que é a base do método do ‘Aprendizado Baseado em Problemas’. “Como se trata de uma técnica bem complexa, é necessário promover capacitações sempre, no sentido de uniformizar a aplicação, para que todos nós estejamos falando a mesma língua”, pontuou.

As avaliações, que verificam o envolvimento e a produção dos alunos, e o encaminhamento das sessões do método também serão padronizados. Importante destacar ainda, que o alinhamento proposto nas capacitações respeita o que a literatura ligada ao tema propõe. “É preciso resgatar na literatura a base científica do PBL (tutorial) e determinar sua aplicação”, explicou Gasques.

Nestes momentos em que o corpo docente esteve reunido para este alinhamento, uma situação-problema foi aplicada entre eles, houve uma apresentação dela com teoria, discussão a respeito e a correção segundo os critérios de cada professor.

O primeiro dia de capacitação teve a condução dos professores Ricardo Abrão e Marcela Moretto. Já no segundo, a gestão dos trabalhos ficou por conta do professor Luciano Gasques.

MÉTODO PBL

O método PBL (Problem-based Learning) significa Aprendizado Baseado em Problema, que é uma técnica de pequeno grupo em que o professor lança uma situação-problema para que os acadêmicos analisem e busquem o conhecimento e os questionamentos necessários para entendê-la e resolvê-la.