No encontro virtual os professores ouviram sobre ferramentas e metodologias que estão se reafirmando no cenário atual
Neste momento em que toda a estrutura social está sendo alterada drasticamente, a da educação se inclui: com os impactos, o aprendizado está transpondo o ambiente físico para transitar pelo ambiente virtual, forçando profundas posturas de transformação nos métodos e técnicas pedagógicos.
Sintonizado nesta realidade, o Programa Institucional de Valorização do Magistério (Pró-Magíster) da Universidade Paranaense investe, efetivamente, na capacitação continuada dos docentes, atendendo-os nas suas necessidades específicas, seja na seara individual ou coletiva, para o desenvolvimento de uma educação que priorize a autonomia do aluno e a visão proativa do professor.
Para o coordenador do Programa, professor doutor Luiz Roberto Prandi, a educação continuada nesse novo cenário é fundamental para manter o corpo docente atualizado, melhorando suas práticas pedagógicas.
“A educação é desafiadora e requer a efetividade de novas práticas pedagógicas e do aprendizado e não mero acúmulo de conteúdo sem aplicabilidade. Sendo assim, a interação por meios tecnológicos precisa ser incentivada, bem como o professor precisa estar apto para utilizá-los e esclarecer os alunos sobre as vantagens e benefícios das ferramentas que estão disponíveis”, argumenta Prandi.
Ele lembra que, com o distanciamento social, a educação, que já estava com um ‘pé’ no mundo virtual, teve que se adaptar rapidamente ao modo de ensino remoto. “Eis porque o Pró-Magíster se empenha em promover debates a esse respeito”, destaca.
O mais recente focou como esse modelo de ensino incentiva o aluno a ser mais autônomo e contou com palestras também do secretário do Programa, Cesar Rodrigues, da coordenadora executiva de cursos de Educação Continuada da Unipar, professora Célia Macorin, e da professora Tatiane Sousa Machado.
“Salientamos o fato de as plataformas virtuais estarem impulsionando a troca de informação entre professores e alunos, como a plataforma Google Meet, que permite interação semelhante a uma sala de aula física”, conta Prandi.
A professora Tatiane concorda que toda esta transformação veio para ficar: “Embora desafiadores, os meios tecnológicos são importantes recursos pedagógicos, e a Unipar antecipadamente propiciou diversas capacitações que deixaram os professores preparados para utilizá-los”.
Para ela, “em tempos de cultura digital, o uso das ferramentas tecnológicas em sala pode contribuir para que as aulas sejam mais dinâmicas e criativas, além de proporcionar o engajamento entre os alunos e o compartilhamento de conteúdos, tornando-os mais motivados e participativos”.
Cesar Rodrigues, que auxilia os professores na aplicação das tecnologias, acrescenta: “As ferramentas digitais contribuem para o enriquecimento das aulas, porque amplia as possibilidades para o professor melhorar a qualidade do ensino”.