Cejusc/Unipar encerra projeto “Justiça e Cidadania” com alunos do Colégio João Paulo II

Publicado em 14 de Maio de 2024 às 10:21

Os estudantes aprendem Direito na prática com audiências simuladas e palestras sobre Três Poderes, Justiça e Cidadania

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), mantido pela Universidade Paranaense (Unipar) de Francisco Beltrão e Tribunal de Justiça do Paraná, fez o encerramento de mais uma etapa do Projeto “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola”. Nos dias 6 e 7 de maio, a equipe do Cejusc, juntamente com os acadêmicos do curso de Direito, concluiu o cronograma em parceria com as turmas de altas habilidades do Colégio João Paulo II, sob a supervisão da professora Joceli Maria Zandonai Garbozza.

As atividades contaram com a participação dos acadêmicos Bruno Pecenin, Camila Maiara da Silva, Pollyana Aparecida da Silva e Jean dos Santos Ogliari, do curso de Direito, além do suporte da responsável técnica do Cejusc, Camila Schulze, da estagiária de pós-graduação Luiza Carla Beal, e do professor e servidor responsável pelo Cejusc, Diego Canton, que também é servidor do TJ-PR.

Os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Tribunal do Júri da Unipar, onde participaram de audiências simuladas, desempenhando papéis como juízes, promotores, advogados, defensores públicos e jurados. Os acadêmicos também estiveram envolvidos na atividade, representando as partes do processo. Num segundo momento, os estudantes foram desafiados com um Quiz elaborado pelo Cejusc, abordando os temas discutidos na primeira etapa do Projeto, quando a responsável técnica Camila Schulze e as acadêmicas Pollyana e Camila Maiara realizaram uma palestra no Colégio sobre os Três Poderes, Justiça e Cidadania.

O grupo vencedor recebeu cartilhas sobre Justiça e Cidadania, e ao final foram premiados os cartazes produzidos pelos alunos, os quais foram expostos na Universidade para votação pelos acadêmicos.

Serviço

Dada a importância do projeto, o Cejusc e a Unipar convidam todas as escolas da Comarca interessadas em participar. Para mais informações, contate através do endereço eletrônico: camilacristina@unipar.br ou pelo telefone (46) 3520-2800 – Ramal 1286 (Cejusc), com a responsável técnica Camila ou o servidor Diego Canton.

Última atualização em 14 de Maio de 2024 às 11:00