Projeto possibilita prática supervisionada dos alunos e acesso da população ao atendimento psicológico, promovendo bem-estar e saúde mental
Serviço Escola de excelência, sem outra referência em Cascavel. Assim é reconhecido o CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Universidade Paranaense – Unipar, um espaço criado para a formação em Psicologia com compromisso ético e social, desenvolvendo práticas voltadas à promoção de saúde da população.
No CPA acontecem todas as atividades práticas que envolvem o curso - os estágios, as atividades de extensão, as aulas de avaliação psicológica, dentre outras tarefas. A proposta é atender tanto a comunidade externa como os próprios estudantes e trabalhadores da Unipar, seja no formato individual, familiar e em grupo. Ampliando as fronteiras da Universidade, o Serviço atende também nas políticas públicas de saúde, assistência social e judiciário, além de empresas.
Conforme destaca a coordenadora, professora Tatiane Superti, o intuito é a ampliação do acesso a uma Psicologia humanizada, atendendo desde quem chega ao Serviço, como a população que mora nos bairros mais distantes do centro. “Com essa aproximação, a formação dos alunos também fica mais enriquecida, aprendendo a atuação dentro do rigor ético e humano que a profissão exige”, afirma.
Para atender a uma grande demanda, o Serviço conta com responsáveis técnicas, psicólogas que respondem pela guarda dos documentos oriundos das práticas em Psicologia e também atuam diretamente na formação dos alunos, no que diz respeito aos princípios éticos e organizativos da atuação em Psicologia. O CPA tem, ainda, coordenadoras de estágio básico e de estágio específico, além dos professores orientadores, essenciais para a relação entre teoria e prática da ciência psicológica.
“O Serviço Escola da Unipar é muito mais que um local de execução de técnicas psicológicas, mas de fazer científico, respaldado por teoria e compromisso ético”, explica a coordenadora.
O Serviço é aberto para o atendimento de todas as pessoas, com lista de espera e triagem e, ainda, há convênio com egressos. A professora também comenta outra modalidade de atendimento, o plantão psicológico, que acontece de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h, em que estudantes de Psicologia ficam disponíveis para acolhimento emergencial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1300.