Evento faz referência à história de Florence Nightingale e seu legado para a Enfermagem e para os profissionais
Tradicional na Universidade Paranaense – Unipar, a Cerimônia de Passagem da Lâmpada é um evento memorável, que reúne professores, acadêmicos do quarto e do quinto anos e seus familiares. Realizado na Unidade de Cascavel, o evento relembrou a história e o legado da britânica Florence Nightingale, a fundadora da Enfermagem Moderna.
Sua trajetória demonstra uma dedicação incansável ao cuidado dos soldados feridos durante a Guerra da Crimeia, realizando rondas noturnas com o auxílio de uma lamparina, que se tornou símbolo da profissão.
Além da homenagem, a solenidade também enaltece a representação da lâmpada – de luz, cuidado e conforto em meio à escuridão e ao sofrimento.
No rito, a personagem de Florence acende a lâmpada dos professores, que transmitem a chama acesa aos formandos, que a repassam aos colegas do 4º ano, como expressão do compromisso com o conhecimento adquirido e com a profissão.
Segundo a coordenadora do curso, professora Débora Girardello, a cerimônia, além de marcar a Semana Internacional da Enfermagem (de 12 a 20/5), é um evento pedagógico, uma vez que a organização é feita pelos acadêmicos do 1º período de Enfermagem. “O evento envolve o conhecimento da história e símbolos pertinentes à profissão, buscando a compreensão social do objeto de trabalho do enfermeiro - que é o cuidado, e a interação e integração entre as turmas”, frisa.